Índústria, desmatamento e agricultura: os maiores vilões

Da Redação | 23/06/2008, 00h00

As principais causas do aquecimento global são:

Emissões industriais – Os gases lançados pelas indústrias são os maiores causadores do efeito estufa. São muito artificiais e vários contêm flúor, substância capaz de destruir a camada de gás ozônio que protege o planeta dos efeitos nocivos dos raios solares. O hexafluoreto de enxofre, por exemplo, usado como isolante de sistemas elétricos, provoca um efeito de aquecimento 24 mil vezes superior ao do CO2.

Uso de combustíveis fósseis – Cerca de 60% dos gases poluentes vêm da queima do carvão, petróleo ou gás natural.

Desmatamento – Como as árvores retiram CO2 da atmosfera, devolvendo oxigênio, sua destruição afeta duplamente o sistema: pelo trabalho que deixam de realizar e pelas queimadas e decomposição das árvores destruídas. 

Agricultura e pecuária – O gás metano (CH4), responsável por grande parte do efeito estufa, provém da fermentação e decomposição dos dejetos de gado, produção de arroz em campos alagados e outras atividades agrícolas. Já o uso de fertilizantes é responsável pela emissão de óxido nitroso (N2O). 

Lixo – A decomposição do lixo enterrado ou a céu aberto é a segunda maior fonte de liberação de metano.

Ainda que fosse possível uma drástica e imediata redução dessas emissões, os cientistas dizem que não haveria como evitar as mudanças atuais no clima, causadas por emissões do passado. Por isso, diminuir as emissões hoje é essencial para que o quadro não piore muito num futuro próximo.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)