Conseqüências serão severas

Da Redação | 23/06/2008, 00h00

Aumento do nível dos mares e da temperatura – Estudos prevêem um aumento de 1,4º C a 5,8ºC na temperatura global, nos próximos cem anos, se nada for feito para reduzir drasticamente as emissões de gases. Isso causará expansão dos oceanos (quanto mais aquecida, mais espaço a água ocupa) e aumento no degelo dos pólos, suficiente para elevar o nível dos mares entre 10 e 88 cm, provocar inundações e prejudicar as águas para consumo humano.

Mudança nos ecossistemas – A distribuição geográfica e a composição dos ecossistemas vão se alterar, e as espécies que não conseguirem uma rápida adaptação poderão desaparecer.

Prejuízos à saúde humana – São esperados um aumento do número de problemas respiratórios e cardiovasculares e o surgimento de epidemias de doenças transmitidas por mosquitos e roedores.

Problemas para a economia mundial – Além das perdas no setor agrícola, e o conseqüente aumento dos preços, os desastres naturais poderão custar cerca de US$ 150 bilhões por ano.

Essas previsões não são um consenso – ainda há muitas divergências, mas os cientistas concordam num ponto: as mudanças climáticas são um dado concreto e é necessário rever a relação do homem com o planeta.

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)