Piada de deputado foi a gota d’água

Guilherme Oliveira | 17/10/2016, 14h23

A gota d’água que levou a ditadura a redigir a Lei Falcão é atribuída ao deputado Getúlio Dias (MDB-RS). Segundo o Correio Braziliense de 12 de novembro de 1976, a aparição dele no último programa do MDB (oposicionista) antes das eleições parlamentares de 1974 irritou o governo. Dias fora antecedido por uma propaganda em que a Arena (governista) justificava a inflação. Ele rebateu a Arena com uma piada:

— Um homem pesca seis peixes para o almoço, mas tem que devolvê-los ao rio porque sua esposa não havia conseguido comprar óleo nem gás para cozinhar. Ao mergulhar de volta na água, um dos peixes celebra: “Viva a revolução de 1964!”.

O governo ficou furioso e, segundo o Correio Braziliense, decidiu agir para suprimir as manifestações nos programas eleitorais.

Dias integrou a comissão que estudou a Lei Falcão no Congresso. Num debate, disse que a Arena lançaria celebridades como candidatos, já que, com a mordaça generalizada, nomes conhecidos do público levariam vantagem. O deputado Blota Júnior (Arena-SP), que era radialista, questionou o “tom pejorativo”. Dias respondeu que não iria “perder tempo” com aquela intervenção “aloprada”. O bate-boca foi contido pelo presidente da comissão, deputado Genival Tourinho (MDB-MG).

Agência Senado (Reprodução autorizada mediante citação da Agência Senado)