Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


JS em números

 

Dados básicos do Jovem Senador 2019

 

Principais números 

Escolas aptas a participar

Escolas participantes

Porcentagem de participação

Total de alunos mobilizados

Total de professores mobilizados

Total de redações recebidas pelas escolas

21.341

1.8468,65%264.8318.090122.695

 

 

Planilhas de participação das unidades da Federação

ESCOLAS INSCRITAS

Acre

Alagoas

Amapá

Amazonas

Bahia

Ceará

Distrito Federal

Espírito Santo

Goiás

Maranhão

Mato Grosso

Mato Grosso do Sul

Minas Gerais

Pará

Paraíba

Paraná

Pernambuco

Piauí

Rio de Janeiro

Rio Grande do Norte

Rio Grande do Sul

Rondônia

Roraima

Santa Catarina

São Paulo

Sergipe

Tocantins

Dados básicos de 2019:

  • Participação das escolas: 8,65%
  • 122.695 redações recebidas
  • 8.090 professores orientadores
  • 264.831 alunos mobilizados

Estados com mais escolas aptas a participar:

  • São Paulo: 4.281
  • Minas Gerais: 2.482
  • Paraná: 1.697
  • Rio de Janeiro: 1.204
  • Rio Grande do Sul: 1.163
  • Bahia: 1.104

Estados de maior participação no Jovem Senador 2019:

  • 1º Alagoas: 84%
  • 2º Amapá: 40%
  • 3º Rio Grande do Norte: 30%
  • 4º Ceará e Tocantins: 15%
  • 5º Espírito Santo: 14%

De 2011 a 2019:

  • 1.852.802 alunos mobilizados
  • 819.925 redações recebidas pelas escolas

A soma de todos os professores mobilizados por ano não reflete o total de professores mobilizados, uma vez que, ao contrário dos alunos, a maioria dos professores se mantém em uma escola ou em outra e são, por isso mesmo, grandes multiplicadores e influenciadores para a participação dos estudantes e escolas no projeto.

Proposições Legislativas originadas no Jovem Senador:

Atualizado em 10/01/2020

54 Proposições apresentadas de 2011 a 2019

Ano

SUG

PEC

PLS

Arquivadas

Total

2011

-

-

01

20

21

2012

-

-

02

04

06

2013

-

-

02

04

06

2014

-

-

04

02

06

2015

-

-

02

01

03

2016

-

-

02

01

03

2017--03-03
201803---03
201903---03

Total

06

-

16

32

54

 

  • 54 proposições apresentadas desde a primeira edição*
  • 40 foram aceitas como projetos de Lei do Senado e 2 como PEC
  • 22 proposições em tramitação
    • 06 SUG
    • 16 PLS

*Várias das proposições foram arquivadas ao final da Legislatura, nos termos do § 1º do art. 332 doRegimento Interno do Senado Federal.

 

Veja as proposições dos Jovens Senadores, por ano de proposição, aqui.

 

Projetos aprovados no Senado e encaminhados à Câmara dos Deputados:

  • PLS 252/2014 - "Dispõe sobre a adoção de práticas de construção sustentável". Na Câmara dos Deputados, tramita como PL.9938/2018.
  • PLS 426/2015 – “Dispõe sobre o serviço de assistência a estudantes de ensino médio da rede pública para ingresso em cursos superiores e no mercado de trabalho”. Na Câmara dos Deputados, tramita como PL.5053/2016.

Projetos arquivados após seguir para a Câmara dos Deputados:

  • PLS 185/2012 – “Altera a Lei nº9.394, de 20.12.1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para assegurar a presença de professores devidamente qualificados nas redes públicas de ensino”. Na Câmara dos Deputados, tramitou como PL.08130/2014. Arquivado - rejeitado.
  • PLS 467/2012 – “Altera a Lei nº9.394, de 20.12.1996, que estabelece as diretrizes e bases da educação nacional, para incumbir o sistema de ensino a identificar os estudantes de baixo rendimento e prover-lhes plano de recuperação". Na Câmara dos Deputados, tramitou como PL.08131/2014. Arquivado - fim da Legislatura (nos termos do § 1º do art. 332 do Regimento Interno do Senado Federal).

 

 

 

Perfil numérico dos Jovens Senadores de 2019

Veja o perfil individual dos Jovens Senadores e professores orientadores aqui.

 

Origem:

  • 74% dos alunos são de cidades do interior do país (20).
  • 26% dos alunos são de capitais (AP, AM, DF, PA, RJ, RR, TO).

 

Gênero:

  • 70% dos alunos são do sexo feminino (19)
  • 30% dos alunos são do sexo masculino (8)

 

Idade:

  • A maioria dos estudantes têm 17 anos.
  • 26% tem 18 anos (7)
  • 44,4% tem 17 anos (12)
  • 22,2% tem 16 anos (6)
  • 7,4% tem 15 anos (2)

 

Nível de escolaridade:

  • 66,7% estão cursando o terceiro ano do Ensino Médio (18)
  • 22,2% estão no segundo ano (6)
  • 11,1% estão no primeiro ano (3)
  • 11,1% estudam em escolas profissionalizantes (PA, PB, RN)

 

Cursos de preferência:

  • Saúde (36,67%)
  • Direito (26,67%)
  • Engenharia (13,33%)
  • Indecisos (10%)
  • Ciências biológicas (6,67%)
  • Ciências econômicas (3,33%)
  • Educação Física (3,33%)

 

Presença em Redes Sociais (em 2019):

  • Instagram: 74%       (81% em 2018)
  • Facebook: 59%        (78% em 2018)
  • Twitter: 26%            (15% em 2018)
  • Snapchat: 18,5%      (7% em 2018)
  • Youtube: 3%            (Sem registro em 2018)
  • Não informou: 15% (11% em 2018)

 

Participa de Projetos Sociais em sua comunidade:

  • 56% dos alunos afirma participar de algum projeto social como voluntário (15).

 

Participa de outros Projetos de Educação para a Cidadania:

  • Cerca de 63% afirma participar ou já ter participado de projetos de educação para a cidadania (44% em 2018).

 

Deseja atuar em atividade político-partidária:

  • 7% afirma querer ingressar na vida política (2). Metade do quantitativo de 2018.

Perfil numérico dos Professores Orientadores de 2019

 

Origem:

  • 70% dos professores são de cidades do interior do país (19).
  • 30% dos professores são de capitais (AP, AM, DF, PA, RJ, RR, SE, TO).

 

Gênero:

  • 70% são do sexo feminino (19)
  • 30% do sexo masculino (8)

Faixa Etária:

  • De 20 a 29 anos: 11,11% (sem registro em 2018)
  • De 30 a 39 anos: 29,63% (41% em 2018)
  • De 40 a 49 anos: 48,15% (52% em 2018)
  • De 50 a 59 anos: 11,11% (7% em 2018)
  • Acima e 60 anos: Sem registro (sem registro em 2018)

 

Nível de Escolaridade:

 

  • Ensino Superior:
    • 59% é formado em Letras. Em 2018, o percentual foi de 81%.
    • Em 2019, registramos a participação de professores formados em Estudos Sociais, História, Ciências Sociais e Geografia.
    • 1 professora declarou estar cursando a segunda graduação.
    • 18,5% não declararam a formação (5).

 

  • Pós-graduação lato-sensu:
    • 1 professora declarou ter mais de uma pós-graduação concluída.
    • 26% dos professores tem ou está cursando pós-graduação lato-sensu nos seguintes cursos:

 

Cursos de pós graduação

Literatura brasileira

Metodologia do Ensino Fundamental e Médio

Mídias na Educação

Docência do Ensino Superior

Língua Portuguesa

Linguagem e Ensino da Língua Portuguesa

 

  • Mestrado:
    • 15% afirma ser Mestre ou estar cursando mestrado.
    • O percentual foi de 3,7% em 2018.

 

Cursos de mestrado

Geografia

Letras

 

Tempo de Magistério:

  • Até 5 anos: 18,5% (3,5% em 2018) - (5)
  • De 6 a 10 anos: 15% (mesmo percentual de 2018) - (4)
  • De 11 a 20 anos: 40,6% (56% em 2018) - (11)
  • De 21 a 30 anos: 15% (22% em 2018) - (4)
  • Acima de 31 anos: ninguém (3,5% em 2018)
  • Não declarou: 11% (3)

 

Atuação no Jovem Senador:

  • Em 2019, 11% dos professores orientadores já tinham vencido uma edição do Jovem Senador.
    • Maria Cremildal (AL) – 2015 e 2019
    • Milton Tavares (DF) – 2016 e 2019
    • Cintia Zocolotto (MT) – 2016, 2018 e 2019
  • Em 2018, 22% dos professores orientadores já tinham vencido uma edição do Jovem Senador.

 

Presença em Redes Sociais (em 2019):

  • Facebook: 74%                 (67% em 2018)
  • Instagram: 67%                 (41% em 2018)
  • Twitter: Sem registro        (11% em 2018)
  • Snapchat: Sem registro     (4% em 2018)
  • Não informou: 15%          (22% em 2018)

 

Serviço

       

        Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11