Renata Gonçalves Ribeiro Rebelo

Renata Gonçalves Ribeiro Rebelo
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2022
  • Escola: Colégio Estadual Elvidio Costa
  • Cidade: São Fidelis - RJ
  • Professor(a): Vanessa da Silva Figueira

1 - Já escolheu o curso que vai fazer na Universidade?

Sim, já escolhi. Pretendo cursar Medicina, pois é uma profissão que eu sempre admirei. Amo cuidar das pessoas e me sentir útil.

2 - Você participa de alguma ação social em sua comunidade? Conte para a gente!

De tempos em tempos, vou ao lar dos velhos e também a AMAR, que é uma casa para idosos construída pela PIBSF, a minha igreja. Geralmente vamos lá para poder cantar com os idosos, doar alimentos, e também, saber de suas necessidades.

3- Jovens devem participar de atividades políticas? Se sim, como seria essa participação?

Sim. Os jovens também podem e devem contribuir para a construção de um país democrático e igualitário.

4 - Existe alguém, anônimo ou famoso, que lhe inspira? Por quê?

Tenho pessoas ao meu redor que me inspiram muito. Como, por exemplo, minha liderança da igreja. Acho importante citá-los, pois foram grandes influenciadores de como me comporto hoje.


5 - Você tem algum hobby?

Sim. Eu gosto muito de ler e também de fazer tranças nas pessoas.

6 - Tem livro favorito?

Sim. A seleção de Kiera Cass.
7 - Qual o papel da família exerce na sua vida e na sua formação?

A minha família exerce um papel muito importante na minha vida, eles são meu Porto Seguro. Eles me dão suporte e apoio em tudo o que faço, me incentivam a fazer coisas que eu achava que não conseguiria . São eles que me impulsionam cursar o que quero, fazendo tudo ao alcance deles para que eu tenha todas as oportunidades.


8 - O que te motivou a participar do Jovem Senador? Alguém fez parte desse momento?

O que me motivou a participar foi o meu gosto pela leitura e pela escrita. Inicialmente, eu não conhecia esse programa; mas quando a coordenação, a direção e o Grêmio da minha escola foram até a minha sala dar esse comunicado; imediatamente, me inscrevi e comecei a pensar no que escrever.

09 - Cite uma frase que você gosta.

“O mistério da vida me causa a mais forte emoção. É o sentimento que suscita a beleza e a verdade, cria a arte e a ciência. Se alguém não conhece esta sensação ou não pode mais experimentar espanto ou surpresa, já é um morto-vivo e seus olhos se cegaram.” Albert Einstein.


10 - Como se sente sendo jovem senador ou jovem senadora?

Eu me sinto muito feliz, porém sei que tenho uma enorme responsabilidade em representar minha cidade, meu estado. Será uma experiência que eu não achava que teria, uma surpresa enorme quando me ligaram para me notificar que tinha ganhado, e até hoje, não acredito que realmente ganhei. E também sinto o peso da responsabilidade, pois nunca viajei sem meus pais por tanto tempo e nem para tão longe assim, é uma experiência nova , creio que vai ser muito boa, isso tudo só aumenta minha ansiedade e meu desejo de representar bem a minha comunidade!

Colégio Estadual Elvidio Costa
Telefone:
(22) 27515221
Diretor:
Silvia Helena Vieira da Costa Aquino
Professor orientador:
Vanessa da Silva Figueira