Leticia Bergamini Ribeiro

Leticia Bergamini Ribeiro
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2022
  • Escola: Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga
  • Cidade: Piraju - SP
  • Professor(a): Luiz Antonio de Souza

1 - Já escolheu o curso que vai fazer na Universidade? 

Especificamente ainda não, mas a área da saúde me atrai muito, tenho interesse em cursar algo nesse meio, como por exemplo: medicina ou biomedicina.

2 - Você participa de alguma ação social em sua comunidade? Conte para a gente!

Não participo de nenhuma ação social.

3 - Jovens devem participar de atividades políticas? Se sim, como seria essa participação?

Acredito que desde cedo atividades políticas devem ser incentivadas nas escolas e em outros âmbitos, para que os jovens possam ter seu lugar de fala na sociedade, tal ação consegue desenvolver um maior senso crítico e, também uma visão mais ampla sobre uma determinada problemática dando visibilidade à diferentes perspectivas.

4 - Existe alguém, anônimo ou famoso, que lhe inspira? Por quê?

Frederick Banting, pois ele encabeçou uma série de pesquisas e experiências com sua equipe, a qual culminou na descoberta da insulina, trazendo esperança de vida as pessoas diabéticas, além disso, tal fato faz a diferença em inúmeras vidas, inclusive na minha, aproximadamente cem anos depois dessa descoberta. Ele me inspira, porque quero fazer a diferença e contribuir de forma positiva para melhorar e ajudar muitas pessoas através da minha futura profissão focada na área da saúde.  

5 - Você tem algum hobby?

Sim, eu amo praticar esportes, principalmente futebol, jogo frequentemente; além disso, gosto muito de assistir filmes e séries de suspense e ficção.

6 - Tem livro favorito?

Meu livro favorito é “O Poder da Ação” do autor Paulo Vieira, acredito que a leitura dessa obra contribuiu muito para eu desenvolver uma visão melhor e diferente sobre minhas ações no dia a dia e sobre o que desejo para o meu futuro.

7 - Qual o papel da família exerce na sua vida e na sua formação?

Acredito que o apoio da minha família é algo essencial, sempre estão ao meu lado, principalmente meus pais, e me incentivam a estudar, me esforçar e correr atrás dos meus sonhos.

8 - O que te motivou a participar do Jovem Senador? Alguém fez parte desse momento?

Os meus maiores incentivadores para participar do concurso foram os professores da escola em que estudo, em especial minha professora de português (Eliana), história (Cibelle) e meu professor orientador (Luiz Antônio).

09 - Cite uma frase que você gosta.

“Em algum lugar, alguma coisa incrível está esperando para ser descoberta” (Carl Sagan).

10 - Como se sente sendo jovem senador ou jovem senadora?

Me sinto muito feliz e orgulhosa de mim mesma, é como se todo o esforço tivesse gerado surpreendentes resultados, também estou muito ansiosa para representar meu estado no Senado Federal, acredito que será uma experiência marcante que vou levar para o resto da vida.

Escola Estadual Coronel Nhonhô Braga
Telefone:
(14) 33511491
Diretor:
Monica Maria Gianetti Amamura
Professor orientador:
Luiz Antonio de Souza