Francisco Davi da Silva Pereira

Francisco Davi da Silva Pereira
  • Colocação no concurso: 1º colocado nacional
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2022
  • Escola: EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales
  • Cidade: Sobral - CE
  • Professor(a): Kátia Alves de Sá
  • Cargo na Mesa Diretora: 2º Secretário

1 - Já escolheu o curso que vai fazer na Universidade? 

Sim, pretendo cursar Direito. Porém ainda não sei que ramo dele seguir, também tenho vontade de em algum momento da minha vida fazer o curso de história. 

2 - Você participa de alguma ação social em sua comunidade? Conte para a gente!

Atualmente não, mas já participei do projeto Eu Sou Cidadão: Amigos da Leitura. Era basicamente um projeto voltado para levar e incentivar a leitura nas escolas do município, eram realizados encontros, havia rodas de leitura com temáticas sociais e peças teatrais.

3 - Jovens devem participar de atividades políticas? Se sim, como seria essa participação?

É indiscutível a importância da participação jovem na política, uma vez que somos o futuro do país. O problema é que atualmente ocorre um desencantamento dessa ferramenta essencial para a sociedade, o ambiente do debate está muito difícil. Mas eu ainda acredito que possamos clarear a percepção dos jovens sobre esse tema, e a gente pode participar de muitas formas, uma delas é criando projetos que visem lutar por uma causa social por exemplo.

4 - Existe alguém, anônimo ou famoso, que lhe inspira? Por quê?

Acho que minha inspiração é um combo de pessoas singulares na minha vida, minha mãe, meu pai, professoras, e algumas figuras sociais que com as suas histórias de superação, suas visões sobre a vida e os seus conselhos me fazem ser o que eu sou.

5 - Você tem algum hobby?

Eu gosto muito de ler, pesquisar e assistir sobre temas sociais. Também desenho, só que parei um pouco.

6 - Tem livro favorito?

Eu não tenho um livro favorito, e sim três, não é fácil escolher um só. São eles: O Pequeno Príncipe de Antoine de Saint-Exupéry, 1984 e A Revolução dos Bichos ambos de George Orwell.

7 - Qual o papel da família exerce na sua vida e na sua formação?

Eles são meu combustível, são meu pilar, uma das razões que eu tenho para lutar a cada dia. Eles sabem da força que a educação tem, pedem sempre que eu continue firme e forte no meu propósito.

8 - O que te motivou a participar do Jovem Senador? Alguém fez parte desse momento?

Acho que minha maior motivação foi buscar levar uma reflexão para a sociedade, e acho que consegui isso com a minha redação. Muitas pessoas foram essenciais, minhas professoras de sociologia (Kátia Alves de Sá) e história (Natalia Menezes), meu professor de filosofia (Marco César), minha escola, meus amigos todos tem um pouquinho nessa conquista.

09 - Cite uma frase que você gosta.

“Amar e mudar as coisas me interessa mais!”. (Belchior)

10 - Como se sente sendo jovem senador ou jovem senadora?

Olha, não é uma missão fácil. A ficha ainda nem caiu, mas estou me sentindo muito realizado pois esse era um dos meus sonhos e eu consegui realizar. Sei do enorme compromisso com o meu estado, com a minha cidade, escola, família e amigos e prometo não decepcionar ninguém. Além de tudo isso, quero buscar ser um agente de transformação social e pretendo dar voz e vez a juventude lutando junto com eles por projetos que ajudem a sociedade.

EEEP Lysia Pimentel Gomes Sampaio Sales
Telefone:
(88) 36774619
Diretor:
Ana Emília Dias Pinheiro
Professor orientador:
Kátia Alves de Sá