Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

Resposta – 11 anos

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador? Conte algo sobre ela.

R – Interessante, foi minha primeira participação, fiz o convite às minhas turmas (seis), no qual expus o tema aos alunos, muitos se interessaram, mas apenas alguns alunos participaram ativamente.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?

R – No primeiro encontro todos expuseram o que entendiam por orçamento público e qual seria a importância da participação do cidadão. Posteriormente, eles pesquisaram a esse respeito e registraram no caderno sobre a pesquisa. Também buscaram os sites de transparência nos órgãos governamentais, sobretudo do Senado Federal. Foram dois meses de encontros de 50 minutos uma vez por semana, após o horário de aula. Também trabalhamos a estrutura do texto dissertativo-argumentativo.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – Sim, absolutamente. Abriu horizontes sobre a importância da participação enquanto cidadão e o conhecimento do poder legislativo.

P - Teve alguma dificuldade para participar do Projeto?

R – Não, mas há resistência de muitos alunos a participar de projetos que demandam a habilidade da escrita.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R – O trabalho na escola foi bastante enriquecedor, apesar de poucos alunos se sentirem envolvidos. Essa classificação foi importante para a autoestima da comunidade que passa por mudanças como desalojamento de prédio e risco de extinção da escola. Ficamos extremamente felizes pelo sucesso do aluno.

P - Participa ou já atuou em outros projetos voltados para a educação do jovem brasileiro?

R – Sim, das Olimpíada da Língua Portuguesa e projetos locais como do DETRAN(RR) e SEBRAE.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R – Em tempos de internet, comunicação rápida e redes sociais, diante de tantas informações instantâneas, há a necessidade de se filtrar aquilo que trará conhecimento, enriquecimento cultural e pessoal.