Rúbia Carla Ribeiro de Lima

Rúbia Carla Ribeiro de Lima
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: EE Professora Idalina Vianna Ferro
  • Formação: Professora licenciada em Geografia
  • Estudante finalista: Camila Folieni

Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

Resposta – Sou professora há 13 anos e tenho trabalhado com os alunos do Ensino Fundamental 2 e Ensino Médio na área de Ciências Humanas – Geografia/História também já lecionei para os estudantes do EJA.

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador?

R – Foi uma experiência desafiadora, pois nunca tinha trabalhado com esse projeto e ao mesmo tempo gratificante porque é um tema que todos nós temos que ter um conhecimento claro e objetivo, para que possamos cobrar de nossos governantes e tentar passar isso para os alunos requer um dinamismo grande para instigá–los a refletirem sobre essa importância.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?

R – Com rodas de conversas, levantamento de conhecimentos prévios dos alunos e exibição de vídeos. Foi exibido um vídeo que encontrei do próprio Senado (Orçamento Público - Noções Gerais) que foi muito esclarecedor para os alunos.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – Acredito que sim pois muitas redações ficaram ótimas e foi até difícil de escolher. Durante o desenvolvimento das atividades houve uma participação muito boa por parte dos alunos.

P - Tem alguma sugestão para o projeto?

R – Continuar esse trabalho para inserir os jovens nessas questões políticas do nosso país, pois é necessário que eles participem.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R – Foi um trabalho desenvolvido com muito empenho de toda a equipe escolar e participação dos alunos que consolidou com essa conquista importantíssima não só para mim, como professora, mas também como cidadã que sou desse país. A notícia contagiou a todos da escola e de nossa cidade.

P - Participa ou já atuou em outros projetos voltados para a educação do jovem brasileiro?

R – Já participei do projeto Construindo a Nação em anos anteriores e como professora penso que atuo em todas as aulas para a educação do jovem brasileiro.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R – Nunca deixe de acreditar em seu potencial e ter metas para que possa realizar o que deseja, estude sempre, aprenda sempre.