Cintia Barbara Zocolotto

Cintia Barbara Zocolotto
  • Ano de participação: 2019
  • Escola: Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros
  • Formação: Graduada em Letras pela Universidade do Estado de Mato Grosso - UNEMAT / Mestra pela mesma instituição
  • Estudante finalista: Camila Antunes Simoni
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Entrevista

Pergunta - Qual a sua experiência na área de educação? Há quantos anos leciona?

Resposta –  Sou professora há 18 anos. No princípio, era professora de Língua Inglesa, mas, após ser aprovada em concurso público, passei a lecionar apenas Língua Portuguesa.

P - Como foi a sua experiência em participar do Projeto Jovem Senador?

R - Participo do Programa desde 2011, ano em que minha escola conquistou, pela primeira vez, a vitória. No ano de 2015, ficamos em 3º lugar. Isso trouxe um ânimo, tanto para os professores quanto para os alunos, o que culminou com a primeira colocação em 2016. No ano subsequente, em 2017, ficamos em 2º lugar. Essas conquistas fizeram com que todos os profissionais da instituição se esmerassem para desenvolver o Projeto Jovem Senador, fato esse que contribuiu imensamente para vencermos em 2018 e 2019.

P - Como trabalhou o tema na sala de aula?

R – Esse foi um ano especial, pois conseguimos envolver a comunidade escolar e o poder público. Os servidores municipais responsáveis pelo orçamento da cidade de Colíder palestraram para todas as turmas. Essa contribuição auxiliou os estudantes a compreenderem como como funciona a Lei de Responsabilidade Fiscal. Além disso, também ajudou o corpo estudantil a legitimar os textos.

P - O Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos?

R – Nos últimos anos, o Projeto tem impulsionado os nossos alunos a se dedicarem com afinco ao entendimento de assuntos relacionados com a política, tornando-os mais inteirados de suas obrigações enquanto cidadãos.

P - Como foi o trabalho na escola e a repercussão da classificação de seu aluno para o projeto?

R - Todas as turmas participaram do Projeto, mesmo aqueles que estão nos primeiros anos. Pois o objetivo era fazer com que eles conhecessem o concurso e se se sentissem estimulados a escrever. Ainda que a escola tenha um histórico de vitórias, a emoção tomou conta de cada estudante.

P - Participa ou já atuou em outros projetos voltados para a educação do jovem brasileiro?

R - Sim. Sou voluntária em um curso preparatório para o SAEB - Sistema de Avaliação da Educação Básica.

P - Com base em sua experiência de vida, deixe um conselho/dica para os seus alunos.

R - Para alcançar quaisquer que sejam os objetivos, é necessária muita dedicação.