Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Larissa Pires Santos

Larissa Pires Santos
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2018
  • Escola: Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros
  • Cidade: Colíder - MT
  • Professor(a): Cintia Barbara Zocolotto

Uma garota com sede de aprender, que vive intensamente “...como se fosse morrer amanhã”. Essa é Larissa Pires Santos, 17 anos, estudante do 3º ano do Ensino Médio da Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros, que representará o Mato Grosso no Programa Jovem Senador de 2018.

Como profissão, Larissa quer fazer Medicina Veterinária para ampliar os cuidados com os animais de estimação. Pretende viajar pelo mundo, conhecer novas culturas, ser independente e depois de formada e estabilizada construir uma família. Adora estar com familiares, amigos, cozinhar, assistir filmes e ouvir músicas. Gosta muito de ler e o seu livro preferido é “Capitães de Areia”, de Jorge Amado.

Para Larissa, a família é  tudo: "ela é meu apoio, minha essência, eles me incentivam e me fortalece nos momentos que mais preciso. Meu pai e minha mãe são meus alicerces, um homem vencedor e uma grande mulher, me incentivam e me apoiam em cada decisão, sempre me dão conselhos e não deixam de me corrigir sempre que podem, minha irmã é uma ótima conselheira. Realmente eles são meus melhores amigos".

Como figura inspiradora, a jovem de Mato Grosso indicou Luislinda Valois, "uma grande mulher negra, que com humildade e determinação superou o preconceito e conseguiu chegar ao cargo de desembargadora com um enorme potencial e uma linda história que transborda inspiração".

Larissa participou do Concurso de Redação, que selecionou os Jovens Senadores de 2018, para expressar suas opiniões sobre a nova Constituição Federal que completa 30 anos de promulgada. Para Larissa, incontáveis garantias contidas na Carta Magna ainda não foram implantadas. Seja pela falta de vontade política, seja pelo cenário de desigualdade que se perpetua.

Porém, a Jovem Senadora tem esperanças de que as mudanças passem pela educação de base com o ensino da Constituição nas escolas para que as novas gerações, conhecedoras de seus direitos e deveres, sejam reais agentes transformadores da sociedade em que vivem.

Escola Estadual Desembargador Milton Armando Pompeu de Barros
Diretor:
Sidnei da Silva Carvalho
Professor orientador:
Cintia Barbara Zocolotto
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11