João Lima Barbosa Neto

João Lima Barbosa Neto

Minha vida profissional

Com mais de 6 anos de experiência, João Lima leciona atualmente a disciplina de Língua Portuguesa no Ensino Médio. O professor é parceiro do Jovem Senador desde 2015, quando sua aluna Liliana classificou-se em terceiro lugar no Estado da Bahia. Em 2017, os trabalhos deram mais frutos ainda e conseguiu classificar o aluno Rafael Ramon, do Colégio Estadual Edgar Silva. “A experiência de 2017 tem sido amplamente gratificante e surpreendente por poder tratar de um tema tão necessário e por proporcionar ao Rafael Ramon, que já participou de outros projetos de produção argumentativa, a possibilidade de expressar, assim como os demais alunos, suas impressões e anseios de cidadania”.

“O projeto foi inserido na sala de aula no momento que também estávamos dando continuidade aos Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação da Bahia e por conta desse fato houve uma participação pequena do alunado. Mesmo assim, foi possível participar do projeto, levando aos alunos a proposta de discussão da temática. Rafael Ramon, que sempre participa de projetos educacionais, logo demonstrou grande interesse em participar ao lado de outros alunos, e ao final seu texto acabou sendo escolhido. Antes de construir o texto, o tema foi aprofundado em pesquisa pelo aluno que procurou abordar a pluralidade do Brasil na sua essência histórica e cultural, objetivando apontar a intolerância como fruto da ignorância e desrespeito”.

O professor João Lima acredita que Jovem Senador contribui para a formação dos alunos especialmente quando ocorrem os debates e são realizadas as pesquisas sobre o tema de cada edição.  Ao saber da classificação de seu aluno Rafael, o sentimento era de agradecimento. “Eu sempre sonhei em ter um de meus alunos brilhando em um concurso tão importante como este. Sou muito grato a Deus por Ele nos proporcionar mais esta vitória”.

Sempre atento a novas oportunidades que possam estimular o crescimento e a formação de seus alunos, o professor João Lima participa de vários projetos educacionais, entre eles, a Olímpiada de Língua Portuguesa, Desafio Nacional Acadêmico, Tempo de Artes Literárias (Projetos Estruturantes da Secretaria de Educação da Bahia), Concurso Internacional de Redação de  Cartas - promovido pela UPU e Correios, Escritores da Escola-Fundação Pedro Calmon-BA,  Concurso de Desenho e Redação da Controladoria Geral da União.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Proponho que todos, independentemente das dificuldades que passem, nunca deixem de sonhar. Tudo começa com o desejo de vencer. E que associem a isso a perseverança, a busca constante pela realização de seus sonhos. E que promovam tudo com amor, afinal é ele a base de toda construção profissional”.