Márcia Suzette de Sousa França Rolim

Márcia Suzette de Sousa França Rolim
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual de Curso Normal em Nível Médio São José
  • Formação: Professora de Língua Portuguesa. Especialista em linguística. Mestre em Psicanálise da Educação.
  • Estudante finalista: Maria Eduarda Pereira de Oliveira

Minha vida profissional

Professora de Língua Portuguesa há 17 anos, Márcia Suzette é Especialista em Linguística e Mestre em Psicanálise da Educação.

Márcia considera que sua experiência de participar do Jovem Senador 2017 foi “uma oportunidade única”. “O projeto jovem senador nos deu aparato material e temático suficientes para podermos despertar em nossos jovens o ser leitor e escritor e, consequentemente, fazê-los entender quanta importância há nas suas colocações, no modo de ver o mundo e no poder de transformação através de um senso crítico trabalhado e aperfeiçoado em sala de aula”.

Em sala de aula, a professora Márcia Suzette começou apresentando aos alunos o material de divulgação do Projeto, bem como vídeos apresentados no site do Senado Federal. Realizou debates envolvendo temas nacionais que se enquadravam na pluralidade proposta e, por fim, foram realizadas as produções textuais, corrigidas, debatidas e reescritas até o dia “D” da produção final. Além da cartilha recebida pela escola, utilizou artigos de opinião impressos que tratavam de temas variados sobre intolerância social.

A professora campeã da Paraíba, acredita que o Jovem Senador é um projeto que fomenta o debate, a criticidade, a escrita e a produção textual, por isso é de grande contribuição para o processo ensino-aprendizagem. “Enriqueceu nossas aulas, estimulou nossos alunos a lerem mais, sendo uma grande contribuição na formação intelectual dos nossos jovens”.

Ao ver sua aluna Maria Eduarda classificada para o Jovem Senador, Márcia Suzette ficou emocionada. “Enquanto professora de língua portuguesa de uma escola estadual do interior da Paraíba, um município de 20.000 habitantes, conhecido por São José de Piranhas, o sonho de ver um dos meus alunos selecionado para tão importante projeto do Senado Federal parecia impossível! A felicidade é inexplicável e a sensação é de ‘colher flores mesmo em meio a tantos espinhos’, porém meu sonho como educadora não morre! Acredito que através da educação o Brasil possa ser plural”.

 

Uma mensagem para seus alunos

Não deixem de sonhar com dias melhores através da educação! As notícias podem parecer desestimulantes, a política brasileira nos envergonha em muitos setores, mas ainda vale a pena ser honesto, contribuir com a melhoria do nosso povo e querer um país ‘para todos’. São projetos educacionais como o Jovem Senador que nos fazem acreditar no poder de transformação da educação, na oportunidade para jovens anônimos de escolas públicas nacionais de poderem contribuir para o sucesso do nosso país”.