Mércia Monteiro Marinho

Mércia Monteiro Marinho
  • Ano de participação: 2017
  • Escola: Escola Estadual Professora Edite Machado
  • Formação: Graduada em Letras - Português/Espanhol (UFAL); Graduada em Ciências Contábeis (UFAL); Especialista em Gestão, Coordenação e Inspeção Escolar (Isepe)
  • Estudante finalista: Jonatha Marcone Silva de Deus

Minha vida profissional

Na área da Educação, a professora Mércia já trabalha há mais de 11 anos, tendo atuando durante muito tempo em setores administrativos. Começou a lecionar no Ensino Fundamental em 2013 e, em 2014, no Ensino Médio.

Participando pela primeira vez do Jovem Senador, Mércia acredita que a experiência foi muito proveitosa e agregadora. “Através dele, foi possível incutir nos alunos temas de bastante relevância como diversidade e tolerância. Além disso, possibilitou a reflexão sobre assuntos de interesse social, com o objetivo de formar cidadãos conscientes, críticos e tolerantes”.

Para melhor desenvolver o tema do Jovem Senador 2017 – “Brasil plural: para falar de intolerância”, Mércia reuniu-se com professores de outras disciplinas, uma iniciativa que amplia a participação e os conteúdos a serem trabalhados com os alunos. “Foi realizado um planejamento interdisciplinar, no qual os professores de História, Sociologia e Filosofia ficaram responsáveis por trabalhar o tema com os alunos. Dessa forma, os estudantes se aprofundariam no tema e selecionariam seus argumentos para produzir textos com embasamento”.

“Eu fiquei responsável pela produção textual, que envolve, entre outras coisas, estudar a estrutura do texto dissertativo-argumentativo, selecionar e organizar argumentos, trabalhar a coesão e coerência textual. Além disso, discutimos constantemente os diversos tipos de intolerância, relembramos fatos históricos e do cotidiano que envolvessem o assunto, tudo isso para que eles desenvolvessem o texto através de uma argumentação consistente”.

O tema do Jovem Senador 2017 foi um dos destaques indicados pela professora Mércia. “O Projeto Jovem Senador contribuiu bastante para a formação dos meus alunos, já que o projeto anualmente traz um tema de interesse social. Portanto, foi de suma importância para desenvolver o senso crítico dos alunos, despertar o interesse pela política e, sobretudo, fazê-los refletir sobre temas de grande importância social como diversidade, tolerância e respeito às diferenças”.

Feliz e muito orgulhosa do desempenho de seu aluno orientado, Jonatha Marcone, a professora Mércia vê no JS uma forma de reconhecimento pelo trabalho realizado. “É gratificante ver o resultado do nosso trabalho e um aluno conquistando seus objetivos”.

Uma mensagem para seus alunos

“Não desistam dos seus sonhos! Vocês são capazes e podem conquistar tudo aquilo que desejam, mas para isso é necessário determinação e persistência”.