Luiz Jefferson dos Santos

Luiz Jefferson dos Santos
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Normal e Médio
  • Cidade: Sertaneja - PR
  • Professor(a): Cláudia Antonia Alves de Oliveira
  • Cargo na Mesa Diretora: 1º Secretário

Uma frase que gosta: “A educação sozinha não transforma o mundo, mas sem ela tão pouco a sociedade muda” – Paulo Freire - Pois eu acredito que a educação é o meu passaporte para um futuro melhor.

 

Meu perfil...

O novo Jovem Senador do Paraná tem bem em mente o que deseja para o seu futuro profissional - seguir a carreira em Direito e na área de Educação. “Meu maior sonho é minha graduação em direito e conseguir passar em um concurso público". Luiz Jefferson pretende, ainda, dividir a vida profissional com a área da educação, pois gosta de lecionar. “No âmbito político, sonho muito em poder ter a oportunidade de trabalhar pelo coletivo, pois acredito que uma política democrática, sólida, e de bons resultados só acontece quando é realizada pelo povo e para o povo. Tenho no meu projeto de vida, viver cada momento, e trabalhar arduamente para a realização de meus objetivos. Constituir uma família sólida e proporcionar a ela uma vida digna”.

Em seu colégio, o Jovem Senador paranaense é Presidente do Grêmio Estudantil “Renato Russo”, e durante seu mandato, a diretoria do grêmio e a Direção da escola, em parceria com os professores e funcionários, realizaram “inúmeros projetos voltados diretamente a três temas: palestras de conscientização na área da Saúde e Meio Ambiente, festivais de arte e feiras de ciências e inovações em meio ambiente (projetos anuais). “Sempre participo de cursos e Seminários, como o Seminário de discussão sobre a escola que temos e a escola que queremos”.

Atento para as mudanças que ocorrem em sua comunidade e na escola, Luiz Jefferson pensa em atuar na Política no futuro. “O jovem está em um momento em que tem que mostrar seus posicionamentos, e seus pontos de vista diante das questões e situações problemas que diariamente acontecem. Faz-se necessário uma participação maior e efetiva, e isso pode começar dentro das escolas, fomentando ideias e se preparando para uma atuação futura na defesa de seus ideais e de sua categoria. O jovem precisa conquistar espaço na política brasileira, se fazer presente nas decisões que tem impacto direto em sua vida. Afinal, a todo o momento se discute o futuro, e nós jovens somos o futuro. Então devemos ajudar de forma ativa a construir um futuro melhor”.

Como figura pública de destaque indicou dois profissionais da Comunicação: “Admiro muitos nomes, como o apresentador e empresário Silvio Santos e meu padrinho, o apresentador e radialista Carlos Camargo, ambos por suas histórias de vida, dedicação e superação. Ambos de origem humilde que com muita dedicação e trabalho conseguiram alcançar seus objetivos”.

Sobre sua família, Luiz Jefferson não poupa elogios e palavras de gratidão: “Tenho muito orgulho em dizer que vim de uma família muito humilde do interior do nordeste brasileiro. Meus pais e meus avós e outros antepassados trabalharam muito para poder oferecer às suas descendências um futuro melhor. Esse meu contexto histórico familiar sempre me serviu como inspiração para me dedicar ao máximo aos estudos, pois acredito que apenas a educação pode mudar a vida de uma pessoa. Dediquei-me muito até aqui, e quem me acompanhou nesta caminhada sabe das dificuldades que encontrei. Espero que o futuro recompense todo este trabalho, porém tenho a consciência de que tudo depende das minhas decisões e das minhas atitudes”.

Em seu tempo livre, Luiz Jefferson gosta de viajar e conhecer novos lugares, principalmente sítios históricos e turísticos. Adora estar com amigos e familiares e de ver um bom filme ou ler um bom livro. Sua obra favorita é “Justiça – o que é fazer a coisa certa”, de Michael Sandel. Quanto aos gêneros musicais, considera-se eclético, mas gosta muito de sertanejo e sertanejo universitário, além de músicas clássicas.

Não foi a primeira vez que Luiz Jefferson tentou uma vaga no Projeto, desde 2014 participa do certame, sendo bem avaliado no Estado. Mas, sua persistência e dedicação renderam frutos na edição de 2016 e sua redação “Educação com inclusão: Sonho de todo brasileiro” venceu como o melhor texto do Estado do Paraná. “Estávamos no meio da nossa I Feira de Inovações em Meio Ambiente quando a Diretora recebeu um telefonema do Senado Federal recebendo a notícia. De imediato os professores se reuniram e me chamaram para dar a notícia. Em primeiro momento não acreditei, foi muita alegria, mas foi a melhor experiência já vivida na minha vida até aqui”.

Colégio Estadual Cecília Meireles Ensino Normal e Médio
Endereço: Telefone:
(43) 35621410
Diretor:
Eliane Fóglia