Laura Lima Guedes

Laura Lima Guedes
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Escola Estadual Professora Adelaide Tavares de Macedo
  • Cidade: Manaus - AM
  • Professor(a): Larissa Pollari Araújo

Uma frase que gosta: “Só agradece” – João Bertoni

 

Meu perfil...

Quase finalizando o Ensino Médio, a nova Jovem Senadora do Amazonas, Laura Lima é apaixonada por Tecnologia e já sabe qual o carreira seguir, quer estudar Engenharia da Computação: “Eu tenho o sonho de morar fora, pretendo cursar a faculdade de Engenharia aqui na minha cidade e depois tentar uma vaga para fazer o curso de bacharelado em Língua Inglesa na USP. Quando visitei São Paulo para participar da FEBRACE 14 me encantei com a cidade, o campus, as pessoas, foi então que decidi... ‘Preciso fazer faculdade aqui’!”.

Laura acredita que os jovens precisam ser mais críticos e responsáveis sobre sua posição política e atuação em sociedade: “O que mais vejo são jovens que não se preocupam em obter informação sobre o que está acontecendo no nosso país. Jovens que abrem o facebook, leem alguma publicação sobre política de uma página famosa e aceitam aquilo como a única verdade para suas vidas, sem procurar ir à fundo nos detalhes, sem ler mais sobre o assunto e só então definir sua posição sobre o tema. Acho que, o certo seria uma juventude antenada ao nosso mundo globalizado, mas que não se deixasse influenciar por opiniões alheias e criassem, a partir de seus próprios argumentos e perspectivas, a SUA opinião. Não criando alvoroço desnecessário nas redes sociais com notícias falsas e rasas sobre a política, o que ocorre de, muitas vezes, influenciar muitos outros jovens – também alienados - a terem “raiva” das políticas do nosso país”.

Como figura pública de destaque, Laura indicou outro jovem: “Admiro muito um rapaz do YouTube chamado João Bertoni. Ele, apesar de não ser uma figura tão pública assim, me encantou pelos vídeos que falam sobre a vida e como ela é bela apesar de tudo, de como precisamos e devemos dar valor aos mínimos detalhes e pensar em nossa felicidade acima de tudo. Enquanto escrevo esse parágrafo estou ouvindo o meu vídeo preferido dele, que se chama “Só agradece!”. Foi um vídeo que me marcou muito e acho que você ai deveria assistir também. Mas acho que o título do vídeo já fala por si próprio né? Então não vou falar sobre... Mas sim, João Bertoni é uma pessoa comum que nunca vi pessoalmente, mas que admiro muito pela força de vontade e sonhos que ele tem, e que consequentemente, me fazem sonhar alto também. É uma pessoa fantástica que mesmo através da tela do computador consigo enxergar o seu bom coração e o tanto de amor que ele distribui na vida dos seus próximos. Queria eu, um dia, conhecê-lo de perto”.

Nas horas vagas, a Jovem Senadora Laura ama fotografar. “Gosto de registrar os momentos que mais significam para mim, desde uma simples conversa com um amigo até algo grandioso que aconteceu na minha vida... O Jovem Senador, por exemplo. Fotografia para mim é tudo!!”. Gosta de ler e o seu favorito é “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak.De música, gosta de escutar Indie e Folk.

Quanto à família, Laura dedica toda gratidão: “Tenho uma família muito bem estruturada, não me falta nada. Tenho amor e carinho todos os dias e me sinto muito grata a Deus pelo pai que tenho. O que me mostra todos os dias o quanto devo valorizar minha família e principalmente, minha mãe e meu pai”.

 

Falando de Jovem Senador...

Motivada somente pela paixão de escrever, Laura decidiu participar do Jovem Senador após saber pelas suas professoras, Larissa Pollari e Helijelma Rebelo, do concurso. “Ambas estavam sempre ali, dispostas a tirar alguma dúvida quando eu precisasse, o que me deixou bastante confiante com minha redação”.

Com sua classificação como a melhor redação do Estado do Amazonas, Laura não se conteve ao saber da notícia: “Fiquei sabendo pela minha professora porque não estavam conseguindo entrar em contato comigo. Eu estava no turno da tarde, no Pró-Engenharias (um programa de ensino voltado para a área de exatas, desenvolvido aqui no meu estado) quando recebo uma ligação: ‘Laura, você está sentada?’. Era minha professora falando. “Você está podendo falar? Calma não vai surtar!!!” E eu, dentro da sala de aula, já sai correndo para pedir licença do professor de física e atender a ligação com calma no corredor. “Sua redação passou na fase nacional Laura!!!! Você vai pra Brasília!!!” Jesus, nessa hora... Fiquei dando mini surtos e soltando gritos abafados, comemorando e pulando que nem louca no corredor. Dai tive que desligar a ligação e voltar para a sala, mas quem disse que mantive o foco na aula?!! Sentei na minha carteira e já fui contando para os amigos que sentam ao lado, eles já foram me abraçando, foi uma alegria!!”.

Em casa, não poderia ter sido diferente: “Ficaram felizes, claro, já saíram mandando mensagens no whatsapp para todo mundo! Papai me parabenizou, disse que tem muito orgulho de mim. Ouvir isso é o que me deixa mais feliz... saber que estou levando só alegrias para casa e enchendo o peito dos meus pais de orgulho. É a melhor parte, com certeza!”.

Escola Estadual Professora Adelaide Tavares de Macedo
Endereço: Telefone:
(92) 988550902
Diretor:
Eliã de Menezes Salgado
Professor orientador:
Larissa Pollari Araújo