Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Laura Lima Guedes

Laura Lima Guedes
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Escola Estadual Professora Adelaide Tavares de Macedo
  • Cidade: Manaus - AM
  • Professor(a): Larissa Pollari Araújo

Uma frase que gosta: “Só agradece” – João Bertoni

 

Meu perfil...

Quase finalizando o Ensino Médio, a nova Jovem Senadora do Amazonas, Laura Lima é apaixonada por Tecnologia e já sabe qual o carreira seguir, quer estudar Engenharia da Computação: “Eu tenho o sonho de morar fora, pretendo cursar a faculdade de Engenharia aqui na minha cidade e depois tentar uma vaga para fazer o curso de bacharelado em Língua Inglesa na USP. Quando visitei São Paulo para participar da FEBRACE 14 me encantei com a cidade, o campus, as pessoas, foi então que decidi... ‘Preciso fazer faculdade aqui’!”.

Laura acredita que os jovens precisam ser mais críticos e responsáveis sobre sua posição política e atuação em sociedade: “O que mais vejo são jovens que não se preocupam em obter informação sobre o que está acontecendo no nosso país. Jovens que abrem o facebook, leem alguma publicação sobre política de uma página famosa e aceitam aquilo como a única verdade para suas vidas, sem procurar ir à fundo nos detalhes, sem ler mais sobre o assunto e só então definir sua posição sobre o tema. Acho que, o certo seria uma juventude antenada ao nosso mundo globalizado, mas que não se deixasse influenciar por opiniões alheias e criassem, a partir de seus próprios argumentos e perspectivas, a SUA opinião. Não criando alvoroço desnecessário nas redes sociais com notícias falsas e rasas sobre a política, o que ocorre de, muitas vezes, influenciar muitos outros jovens – também alienados - a terem “raiva” das políticas do nosso país”.

Como figura pública de destaque, Laura indicou outro jovem: “Admiro muito um rapaz do YouTube chamado João Bertoni. Ele, apesar de não ser uma figura tão pública assim, me encantou pelos vídeos que falam sobre a vida e como ela é bela apesar de tudo, de como precisamos e devemos dar valor aos mínimos detalhes e pensar em nossa felicidade acima de tudo. Enquanto escrevo esse parágrafo estou ouvindo o meu vídeo preferido dele, que se chama “Só agradece!”. Foi um vídeo que me marcou muito e acho que você ai deveria assistir também. Mas acho que o título do vídeo já fala por si próprio né? Então não vou falar sobre... Mas sim, João Bertoni é uma pessoa comum que nunca vi pessoalmente, mas que admiro muito pela força de vontade e sonhos que ele tem, e que consequentemente, me fazem sonhar alto também. É uma pessoa fantástica que mesmo através da tela do computador consigo enxergar o seu bom coração e o tanto de amor que ele distribui na vida dos seus próximos. Queria eu, um dia, conhecê-lo de perto”.

Nas horas vagas, a Jovem Senadora Laura ama fotografar. “Gosto de registrar os momentos que mais significam para mim, desde uma simples conversa com um amigo até algo grandioso que aconteceu na minha vida... O Jovem Senador, por exemplo. Fotografia para mim é tudo!!”. Gosta de ler e o seu favorito é “A menina que roubava livros”, de Markus Zusak.De música, gosta de escutar Indie e Folk.

Quanto à família, Laura dedica toda gratidão: “Tenho uma família muito bem estruturada, não me falta nada. Tenho amor e carinho todos os dias e me sinto muito grata a Deus pelo pai que tenho. O que me mostra todos os dias o quanto devo valorizar minha família e principalmente, minha mãe e meu pai”.

 

Falando de Jovem Senador...

Motivada somente pela paixão de escrever, Laura decidiu participar do Jovem Senador após saber pelas suas professoras, Larissa Pollarie Helijelma Rebelo, do concurso. “Ambas estavam sempre ali, dispostas a tirar alguma dúvida quando eu precisasse, o que me deixou bastante confiante com minha redação”.

Com sua classificação como a melhor redação do Estado do Amazonas, Laura não se conteve ao saber da notícia: “Fiquei sabendo pela minha professora porque não estavam conseguindo entrar em contato comigo. Eu estava no turno da tarde, no Pró-Engenharias (um programa de ensino voltado para a área de exatas, desenvolvido aqui no meu estado) quando recebo uma ligação: ‘Laura, você está sentada?’. Era minha professora falando. “Você está podendo falar? Calma não vai surtar!!!” E eu, dentro da sala de aula, já sai correndo para pedir licença do professor de física e atender a ligação com calma no corredor. “Sua redação passou na fase nacional Laura!!!! Você vai pra Brasília!!!” Jesus, nessa hora... Fiquei dando mini surtos e soltando gritos abafados, comemorando e pulando que nem louca no corredor. Dai tive que desligar a ligação e voltar para a sala, mas quem disse que mantive o foco na aula?!! Sentei na minha carteira e já fui contando para os amigos que sentam ao lado, eles já foram me abraçando, foi uma alegria!!”.

Em casa, não poderia ter sido diferente: “Ficaram felizes, claro, já saíram mandando mensagens no whatsapp para todo mundo! Papai me parabenizou, disse que tem muito orgulho de mim. Ouvir isso é o que me deixa mais feliz... saber que estou levando só alegrias para casa e enchendo o peito dos meus pais de orgulho. É a melhor parte, com certeza!”.

Escola Estadual Professora Adelaide Tavares de Macedo
Endereço: Telefone:
(92) 988550902
Diretor:
Eliã de Menezes Salgado
Professor orientador:
Larissa Pollari Araújo

Redação: O esporte é de todos

Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11