Ester Sá Marciel

Ester Sá Marciel
  • Colocação no estado: 1ª colocada estadual
  • Ano de participação: 2016
  • Escola: Centro de Ensino Antonio Carlos Beckman
  • Cidade: Açailândia - MA
  • Professor(a): Rejane Ribeiro Maia

Uma frase que gosta: “Se queres prever o futuro, estuda o passado” - Confúcio

 

Meu perfil...

Quase terminando o Ensino Médio, a nova Jovem Senadora do Maranhão pretende estudar Medicina e se especializar nas áreas de pediatria ou neurologia. Para o futuro, tem vários projetos: “Espero que o Brasil seja um país menos desigual, onde todos tenham acesso às mesmas oportunidades independentemente de sua classe social. Sonho também em apoiar ONGs e projetos que atuem na defesa dos direitos humanos”.

Envolvida em projetos sociais, Ester já trabalhou em sua cidade na Pastoral da Criança, que auxilia nos cuidados com a saúde e educação de crianças de 0 a 6 anos de idade, e na Pastoral da Juventude, projeto voltado para a defesa dos direitos dos jovens e auxílio espiritual. A Jovem Senadora maranhense acredita que “os jovens devem participar de maneira ativa na sociedade, cobrando seus direitos e exercendo seus deveres”.

Como figura pública que admira, indicou outra jovem paquistanesa, Malala Yousafzai, “por defender com coragem e determinação a educação das meninas em seu país, mesmo sofrendo constantes ameaças de morte de um grupo extremista. Além de ser a mais jovem ganhadora do Prêmio Nobel da Paz”.

Em seu tempo livre, Ester gosta de sair com os amigos, ler e ouvir música, especialmente os gêneros Pop e Sertanejo, embora considere seu gosto musical eclético. Sua obra favorita é “Capitães da Areia”, do escritor baiano Jorge Amado, “por retratar o cotidiano de crianças abandonadas e excluídas pela sociedade”.

Ester ficou sabendo do Projeto Jovem Senador pela sua professora de português, Rejane Ribeiro, e ficou especialmente motivada pela oportunidade de conhecer o Senado Federal em Brasília e poder contribuir de alguma forma para a mudança do país.

Com a notícia de sua classificação, Ester era só alegria e sentimento de realização. Sua família, segundo ela muito religiosa e divertida, celebrou junto a conquista, orgulhosos com o sucesso da filha querida, depois de muita dedicação aos estudos.

Centro de Ensino Antonio Carlos Beckman
Endereço:
Diretor:
Francisco de Asis Pereira da Silva
Professor orientador:
Rejane Ribeiro Maia