Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Victor Henrique Laranja Borges Taquary

Victor Henrique Laranja Borges Taquary
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Colégio Militar Dom Pedro II
  • Cidade: Brasília - DF
  • Professor(a): Rogério da Silva Pacheco

Uma frase que gosta: “A diferença entre o que nós fazemos e do que somos capazes de fazer seria suficiente para resolver a maioria dos problemas deste mundo” – Gandhi.

Ainda em dúvida sobre a carreira profissional a seguir, o Jovem Senador do DF adora as matérias de humanas, mas também se interessa pela área de exatas, em disciplinas como química, biologia e matemática. Em meio a tantas possibilidades, acredita que vai cursar a faculdade de Direito.

Para o futuro é otimista e pensa em crescimento. “Espero que o futuro seja um reflexo positivo de todas as minhas escolhas e oportunidades do presente. Desejo ter uma carreira sólida e continuar feliz e saudável, sempre buscando a harmonia com as pessoas que convivo. Em relação à sociedade, espero que as pessoas sejam mais conscientes e pensem mais na vida do próximo”.

Em sua comunidade, participa de ações voltadas para a coleta seletiva e a reciclagem, mas deseja participar de outras ações voltadas para o bem estar coletivo. Em 2014, fez um curso de formação jurídica voltado para o Ensino Médio que teve como tema “O Constitucionalismo brasileiro: os próximos 25 anos”. Aproveitando a vantagem de morar na capital do país, Victor Henrique já visitou vários tribunais e conheceu de perto o Superior Tribunal de Justiça.

O Jovem Senador do DF pensa em atuar politicamente no futuro: “Gostaria de lutar pelos direitos de grupos e minorias que não tem muita voz no cenário político brasileiro”. Para Victor Henrique, os jovens deveriam buscar maior engajamento político e criar um futuro que seja bom para todos. Em sua opinião, os problemas da atualidade merecem a atenção da juventude em caráter permanente.

Sua figura pública de destaque é a atriz Viola Davis. “Pela sua ótima atuação em uma das minhas séries favoritas - How to Get Away With Murder - e em outros filmes. Também a admiro por ser uma grande representante na luta contra o preconceito racial e a misoginia na televisão norte-americana”.

Em seu tempo livre, gosta de assistir a várias séries de TV e aproveita para se atualizar e colocar as notícias em dia. Já praticou muitas modalidades esportivas como futebol, vôlei, natação e judô e em 2012 atuou no projeto Amigos do Vôlei. Seu livro favorito atualmente é “Garota Exemplar”, de Gillian Flynn e recomenda a leitura. Para música, tem um gosto eclético, passando por vários estilos.

Victor Henrique mora com a mãe e mais dois irmãos e todos dão o maior apoio em todas as suas escolhas e, por isso, ele se diz muito feliz.

Falando de Jovem Senador...

Como gosta de escrever, a decisão de participar do Concurso de Redação do Senado foi rápida e cheia de entusiasmo. Foi um motivo a mais poder conhecer de perto os meandros da política brasileira e ampliar seus conhecimentos. Com o apoio de seu professor Rogério, o Jovem Senador de Brasília recebeu várias orientações e concluiu a redação colocando em prática muito do aprendizado adquirido na disciplina de língua portuguesa.

Com a notícia de sua classificação, Victor Henrique viu seu esforço coroado de êxito. “Fiquei extremamente feliz, me senti muito valorizado com esta oportunidade de me aprofundar ainda mais no campo político e trazer mudanças para o Brasil”. Sua seleção foi comemorada em casa e na escola: “Ficaram muito orgulhosos e reconheceram que esta conquista foi um resultado de todo o meu esforço e o apoio que a escola me oferece”.

Para os trabalhos em Brasília, Victor Henrique é só animação. “Espero que este projeto seja muito enriquecedor, desejo aproveitar ao máximo cada momento e conseguir trazer mudanças para o Brasil”.

Colégio Militar Dom Pedro II
Endereço:

Setor Bancário Norte - Quadra 2 - Lote 17
Ed. Phenícia - 8º andar
Bairro Asa Norte
Brasília - DF
CEP: 70.040-020

Telefone:
(61) 39018754
Diretor:
Sergio Augusto Santana Tavares
Professor orientador:
Rogério da Silva Pacheco
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11