Andra Martins Ribeiro

 Andra Martins Ribeiro
  • Ano de participação: 2015
  • Escola: Colégio Estadual Felismina Cardoso Batista
  • Formação: Letras - Português/Inglês
  • Estudante finalista: Marcio Costa Sirqueira

Com larga experiência no Magistério, a professora vencedora por Goiás, Andra Martins, tem mais de 12 anos de sala de aula e já trabalhou também como coordenadora financeira em duas escolas do Estado.

Antenada para todos os projetos educacionais que surgem pelo país, a professora Andra gosta de estimular seus alunos a participar e procura sempre orientá-los. “Há algum tempo acompanho o Jovem Senador e sempre instigo meus alunos a participarem”.

Na edição de 2015, a seleção do Colégio Estadual Felismina Cardoso Batista foi uma surpresa: “Neste ano, a experiência está sendo indescritível, uma vez que ter um aluno representando a nossa escola e o nosso estado é bastante encorajador”.

Em sala de aula, Andra fez uso de vídeos, textos e muitos debates. Além disso, o tema foi trabalhado de modo interdisciplinar, com a participação ativa de professores de várias matérias.

A escola fez uma seleção de três re dações e depois escolheu apenas uma que acabou, ao final da etapa estadual, sendo a vencedora. Com a premiação de seu aluno Marcio Costa Sirqueira, a professora Andra ficou imensamente feliz e realizada e professores, alunos e direção celebraram essa conquista de todos!

Para Andra, além de fortalecerem sua formação política e aprenderem a refletir sobre o tema da participação cidadã, aproveitaram o Projeto para aperfeiçoar a prática da escrita de textos dissertativo-argumentativos que são utilizados em outras provas realizadas pelos estudantes como o Enem.

Uma mensagem para seus alunos

“Somente através da leitura conseguimos nos conhecer e transformar a pequena parte que nos cabe no mundo. Mas, é através da escrita que reafirmamos o desejo de transformação e começamos a habitar no mundo”.