O professor orientador do Jovem Senador de São Paulo tem mais de 23 anos de experiência e dedica-se à disciplina de História. Atualmente, Silvio Luiz trabalha com um jornal voltado para a produção docente e discente da escola. O projeto do Jornal que pretende estimular os jovens a debater e a escrever sobre temas que valorizam sua identidade local foi batizado de “Desafios para o futuro”.

Para Silvio, o Projeto Jovem Senador contribuiu muito para incentivar seus alunos a se interessarem pela Política e a participação cidadã. “Foi uma experiência muito significativa para o trabalho que desenvolvo em sala de aula. Fiquei surpreso e feliz com o resultado”.

Com o tema de 2015 voltado para a participação cidadã, o trabalho com os alunos foi intenso, pois no Brasil e no mundo pipocavam acontecimentos que eram levados para discussão em sala de aula. “Desde que algumas mobilizações ganharam projeção no mundo, como foi o caso da Primavera Árabe, que venho discutindo com os alunos a força das redes sociais enquanto instrumento político. O tema foi muito oportuno e permitiu debater a construção de uma nova era política para a juventude. Ao mesmo tempo, apontei a importância das ruas em diferentes momentos da história.  Neste caso, apontamos positivamente o uso das redes sociais. Mas como expressão da complexidade humana também é preciso estar atento aos aspectos não positivos, como o de grupos que pregam a intolerância”.

Com a seleção da aluna Lana, da Escola Estadual Professor Carlos de Arnaldo Silva, a repercussão em toda a comunidade escolar foi incrível.

“Foi muito emocionante. Em primeiro lugar por ser de uma escola que representa todo tipo de enfrentamentos para escola que atende alunos de bairros muito carentes. Em segundo lugar, Lana também simboliza a participação da mulher na política no Brasil, hoje pouco representativa se comparada à dos homens”.

Uma mensagem para seus alunos

“Fui criado na roça e tive minha vida transformada pelo estudo. Acreditem nos sonhos. Estudem muito que o caminho para alcança-lo se abrirá”.