Uma frase que gosta: “Minha liberdade é escrever. A palavra é meu domínio sobre o mundo”. (Clarice Lispector)
O jovem senador de Sergipe tem apenas dezessete anos, mas já optou pela carreira médica. “Dentre muitos aspectos, o lado humanístico desta profissão me atrai e é o que a torna mais representativa”.
Embora não deseje seguir carreira política, Ricardo Ruan acredita no poder da mobilização da sociedade e gosta de estar a par das discussões dos grandes temas de interesse nacional - “acredito que o nosso dever cívico é o de ter uma participação ativa”.
Sua personalidade pública de destaque é Chico Xavier – “pelo exemplo de amor ao próximo e humildade presente em sua natureza humana”.
Como hobby, gosta de ler e tem uma paixão pela escrita. Seu livro favorito é “Memórias Póstumas de Braz Cubas”, de Machado de Assis. “O estilo literário de Machado me atrai, sobretudo pela forma realística e direta presente em suas obras”. Nas horas livres, geralmente ouve MPB, samba de raiz e curte seus quatro cães de estimação.
Ricardo Ruan tem uma família que preza pela união. “Somos quatro: papai, mamãe, eu e minha irmã. Procuramos sempre dividir nossas alegrias e tristezas e isso contribui de forma significativa na minha condição de homem e cidadão”. A notícia de sua classificação surpreendeu a todos e a vibração de alegria e orgulho foi enorme em sua casa.
Sua motivação para participar do Jovem Senador foi poder dar voz à juventude do seu Estado e em todas as etapas da seleção Ricardo Ruan sempre contou com o apoio de seu professor Denilson Melo Rodrigues. “Desde o momento da divulgação do concurso até o envio da redação. Seu acompanhamento foi constante e regado a muitos conselhos e apoio”. Sua expectativa maior para as atividades do Projeto em Brasília é “levar minhas propostas que representam os anseios da sociedade em que faço parte, desejando com isso chegar a soluções que beneficiem a todos”.
Para o futuro, o jovem senador de Sergipe espera colher os frutos das sementes que está plantando hoje e “um mundo onde se compreenda que devemos ser a paz que desejamos e que toda e qualquer mudança começa a partir de nós”.