Rose Mery Fernandes da Costa

Rose Mery Fernandes da Costa
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Médio Dr. Hector Acosta
  • Formação: Licenciatura Plena em Pedagogia e Letras, Pós-Graduação em Docências Profissionais
  • Estudante finalista: Renata Brautigam Marques

Rose Mery tem mais de 15 anos de magistério e iniciou sua carreira no ensino fundamental em escolas municipais e da área privada. Também trabalhou em colégios rurais estaduais e atualmente ministra disciplinas de linguagens no Ensino Médio e faz a coordenação pedagógica em uma instituição do Sistema S.

Sempre ligada em projetos educacionais inovadores, Rose Mery já participou de outras iniciativas como “Deputado por um dia”, quando sua escola aprovou um Projeto de Lei e o “Intercâmbio Cultural” que, em 2012, viabilizou sua atuação no “Programa Missão Pedagógica no Parlamento”, ambos os projetos desenvolvidos pela Câmara dos Deputados.

 

E por falar em Jovem Senador...

Há três anos a professora Rose Mery estimula seus alunos a participarem do Projeto Jovem Senador e em 2014 resolveu produzir uma apostila com regras e normas de como elaborar uma boa redação. Como o tema da edição desse ano foi “Se eu fosse Senador...”, Rose aproveitou os conteúdos para discutir também o ano eleitoral e o papel do cidadão na escolha de seus representantes.

“O assunto foi explorado através de folders e material de apoio para que os mesmos tivessem conhecimento da função dos governantes onde foi inserido o tema Se eu fosse Senador e feita a proposta de participarem do Projeto. Todos os alunos do terceiro ano do ensino médio participaram. As quatro melhores redações foram escolhidas e posteriormente montei uma comissão para escolher a indicada para representar a escola”.

Com a notícia da classificação da aluna Renata Brautigam, todos da comunidade escolar celebraram, especialmente porque o colégio Dr. Hector Acosta tem poucos recursos financeiros. “Fiquei muito feliz. Muita emoção, somos uma escola de periferia. Acreditei no potencial de meus alunos e valeu o comprometimento, pois temos muitas pérolas. Acreditamos que a escola está cumprindo sua função social”.

Para Rose Mery a participação no projeto foi ótima. “Faz três anos que participo com os alunos do ensino médio, sempre na expectativa de classificá-los. É uma experiência gratificante, pois percebo o entusiasmo e a expectativa dos alunos durante o processo de seleção”.

Quando a pergunta é sobre a contribuição do Jovem Senador para a formação de seus alunos, Rose Mery é direta: “A escola está com uma ótima energia e feliz, outros também estão empenhados em participar de novos projetos. Oportunidades como esta descobrem potenciais que poderão direcioná-los para uma futura profissão”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Que eles nunca desistam de seus sonhos!”.