Luciana Emília Duarte Farias de Lima

Luciana Emília Duarte Farias de Lima
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola de Referência em Ensino Médio Severino Farias
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras
  • Estudante finalista: Maria Jéssica Silva de Almeida

Atualmente na função de coordenadora de biblioteca escolar, a professora Luciana Emília conhece bem os meandros do magistério depois de mais de 21 anos atuando no Ensino Fundamental.

Sempre em busca de iniciativas que apresentem novidades e despertem o interesse de seus alunos, já participou e foi premiada em outros concursos como: “Professores do Brasil”, da Fundação Bunge/2001; “Escrevendo o Futuro” (atual Olimpíada de Língua Portuguesa), em 2002; e “Livro na mão, mensagem no coração” (concurso local), em 2005.

 

Falando do Jovem Senador...

Na função de professora coordenadora de biblioteca, Luciana Emília é o que podemos chamar de “amiga do Jovem Senador”. Nos últimos três anos, fez a divulgação do concurso para professores e alunos, por meio de cartazes, e-mails e visitas às turmas; organizou oficinas para analisar os textos vencedores em outras edições e para produzir textos dissertativo-argumentativos. Seu trabalho de orientação dirigida na Biblioteca permitiu que os alunos refletissem sobre o tema, o sistema eleitoral brasileiro, o papel do senador entre outros conteúdos relacionados ao processo legislativo.

Com a seleção da aluna Maria Jéssica Silva de Almeida e sua classificação em terceiro lugar na etapa nacional, a alegria tomou conta de todos na Escola Severino Farias. “Sentimos alegria e satisfação por ter o trabalho reconhecido e por contribuir para que estudantes e professores sintam cada vez mais orgulho em fazer parte da Escola Severino Farias. Com a seleção da aluna Jéssica, espero que os outros pensem: Se ela conseguiu, por que eu não conseguiria?. E, assim, forme-se um círculo virtuoso em que todos busquem ler, escrever e, desse modo, aprimorar-se”.

Para a professora Luciana Emília, o Projeto Jovem Senador contribui para a formação dos alunos. “Acredito que, a partir do trabalho de leitura e análise de redações, os estudantes puderam apreender algumas lições no que se refere à produção de textos dissertativo-argumentativos. Além disso, a redação, a ser publicada em uma coletânea de textos dos alunos, poderá despertar a criticidade dos estudantes, levando-os a aderirem à ideia de que devemos lutar pelo aperfeiçoamento e pelo cumprimento das leis já existentes no país”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Nada acontece por acaso. É preciso mobilizar-se para que as coisas aconteçam. Pode até demorar, mas, com empenho e persistência, nosso sonho se realiza. Bons sonhos!”.