Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania


Kaique Porto Almeida

Kaique Porto Almeida
  • Colocação no estado: 1º colocado estadual
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Campos
  • Cidade: Pocinhos - PB
  • Professor(a): Marlene Souza Sizernando Liberato

Um dos caçulas da turma do Jovem Senador 2014, com apenas 15 anos, Kaique Porto já traçou seus planos profissionais para o futuro – vai estudar medicina. “Quero proporcionar alegria, felicidade, a cura, tudo isso em forma de saúde às pessoas. Pois bem, falo da medicina, esse sim é meu verdadeiro sonho: atuar como médico. Pretendo chegar lá, e conseguir essa vitória na minha vida com muita dedicação e humildade”.

Preocupado e envolvido em ações de proteção ao meio ambiente, Kaique participa de ações voltadas para a Sustentabilidade. “Há quatro anos que participo de gincanas culturais que tem como uma das provas e principal objetivo: a arrecadação de papeis, tarefa que é de grande importância para o desenvolvimento de práticas preservadoras do meio ambiente na cidade em que resido, uma vez que os papeis/papelões arrecadados são vendidos a empresas da própria comunidade que trabalham nesse ramo de reaproveitamento de utensílios, dessa forma, valoriza-se a economia da própria região”.

O jovem senador da Paraíba cuida bem da sua saúde e pratica esportes com regularidade, futebol e futsal. Esporte é área de interesse, tanto que sua figura pública de destaque é o “...inesquecível Airton Senna pelo seu patriotismo, heroísmo, e mais do que tudo, pela sua simplicidade. Sua vontade de ajudar a quem precisa era muito admirável. Sua carreira como piloto automobilístico foi marcada pela persistência de nunca desistir em nenhum momento de seus ideais (vitórias), mesmo diante dos obstáculos encontrados. Foi um verdadeiro campeão e representante da força e da garra brasileira”.

Cheio de iniciativas, em suas horas livres, Kaique Porto também arranja tempo para o futebol e o futsal, sair com os amigos e organizar festas caseiras. E, falando de festas, o jovem senador paraibano gosta de músicas que tem conteúdo e que repassam uma mensagem ao ouvinte. Suas preferidas são: Lulu Santos, Thiaguinho, Roberto Carlos, Claudia Leite, Paralamas do Sucesso, Exalta Samba, Skank, Jorge e Mateus. “Não tenho muita restrição quando se trata de música. Sendo agradável e de qualidade é o que importa. Sou muito eclético quanto a isso”. A leitura também está incluída entre suas rotinas e seu livro favorito no momento é “Querido John” de Nicholas Sparks.

O jovem senador da Paraíba vem de uma família unida, companheira, amiga. Todos convivem em uma relação de amizade e harmonia. “Somos muito unidos e isso acaba ajudando no dia a dia familiar. É minha motivação e alicerce para tudo que faço”.  Ao saber da seleção do Kaique, seus pais sentiram muito orgulho em ver que o filho estava muito feliz por ter alcançado o que havia planejado, trabalhado e me esforçado para conseguir.

Kaique acredita no valor das coisas conquistadas, que tenham sido alcançadas por mérito. E é assim que vê sua participação no Jovem Senador – uma grande vitória. Depois de passar por uma seleção rigorosa em seu colégio, recebeu a notícia de sua classificação com “uma verdadeira ‘overdose’ de sensações: chorei, gritei, sorri, corri, senti... Venci! Não existe ao certo uma explicação para sua reação. Posso dizer com toda certeza que é um sentimento muito agradável, capaz de fazer com que palavras tornem-se insignificantes para descrever o instante em que você tem conhecimento de que foi um dos vinte e sete finalistas entre um número altíssimo de participantes”.

Direto e com toda a segurança do alto de seus 15 anos, Kaique afirma que o Jovem Senador despertou seu interesse pela Política e foi motivado a participar pela chance que teria de mostrar o que considera passível de melhorias e de aprimoramento para um Brasil melhor - em seu colégio, a mobilização ocorreu como atividade avaliativa da disciplina de Sociologia.

Para o futuro, o jovem senador da Paraíba sonha em viver em um país com menos mazelas sociais e onde todos possam atuar para mudar essa realidade. “Idealizamos mudanças que acreditamos está prestes a acontecer sem nenhuma mobilidade e posicionamento por parte de todos os brasileiros. Um pensamento ultrapassado e mal apurado que nos leva a não assumir devidamente nosso papel como cidadão. Creio que estamos no caminho certo, embora precisássemos nos conscientizar de que necessitamos contribuir, seja com uma opinião, ou até mesmo com um voto bem destinado para mais na frente sermos agraciados com um futuro bastante promissor”.

E suas expectativas para as atividades como Jovem Senador em Brasília? Kaique Porto Almeida quer viver um momento único. “Não quero criar muita expectativa em relação ao futuro, só desejo e peço a Deus que dê tudo certo e que seja recompensado pelo meu esforço, assim, concedendo aos meus familiares, amigos, e apoiadores muito orgulho e satisfação. Vou aproveitar essa oportunidade da melhor forma possível. Hoje estou aqui, com a cara e a coragem representando meu estado, com um orgulho estampado em meu peito que somente Deus sabe”.

Escola Estadual de Ensino Fundamental e Médio Afonso Campos
Endereço:

a definir

Diretor:
Norma Cavalcante Leal
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11