Maria Célia de Zamuner Panise Honório

Maria Célia de Zamuner Panise Honório
  • Ano de participação: 2014
  • Escola: Escola Estadual Plínio Rodrigues de Morais
  • Formação: Professora de História, Geografia, Sociologia e Pós-Graduação em História e Geografia
  • Estudante finalista: Gabriel de Paula Campos

Maria Célia é daquelas professoras amigas e que está sempre por perto para ajudar seus alunos. Com mais de quarenta anos de magistério é uma das profissionais mais experientes que participaram do Projeto Jovem Senador. Sempre atuou na área de Ciências Humanas e atualmente leciona História e Sociologia no Ensino Médio.

Atenta a todo tipo de iniciativa que promova o desenvolvimento de seus alunos, Maria Célia procura participar de projetos educacionais fora do ambiente escolar como o Concurso Parlamento Jovem Paulista, onde foi vencedora, e a Olimpíada Nacional de História, promovida pela Unicamp, em 2010, onde conseguiu chegar à final depois de concorrer com mais de 15 mil equipes de todo o país.

 

Falando de Jovem Senador

Com o apoio total da coordenadora da Escola Estadual Plínio Rodrigues de Morais, os alunos começaram a preparar as atividades para o Jovem Senador por meio de aulas expositivas e o levantamento de dados sobre os problemas do país e a ação dos senadores e demais funções políticas. “Com o incentivo da coordenadora da escola resolvemos aceitar o desafio e ele acabou ultrapassando as expectativas, principalmente por estarmos num ano eleitoral, o interesse foi muito grande entre os alunos”.

Os trabalhos continuaram com a realização de debates, elaboração de textos de opinião e a seleção das melhores redações de cada turma. Depois, uma comissão foi formada por professores de história e português e eleita a melhor redação para representar a escola.

O resultado do esforço da escola concretizou-se com a seleção do aluno Gabriel de Paula Campos e a redação “O Senador que faz a nação brilhar”. “O próprio aluno veio me contar, em meio ao agito da preparação para a Feira de Ciências da escola. Foi uma alegria só, todos pularam e nos parabenizaram. Foi muito gratificante ver um belo trabalho reconhecido, ainda mais quando a profissão de professor anda tão desvalorizada e as escolas públicas também”.

Para a professora Maria Célia, o Jovem Senador auxilia na formação cidadã dos jovens. “O Projeto contribuiu muito, despertando nos alunos participantes a consciência da verdadeira cidadania, ao respeitar opiniões divergentes durante os debates, ao conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos parlamentares e principalmente ao procurar e apontar soluções para os grandes problemas do país”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Jovem! Lute pela educação do seu país, só ela pode abrir as portas para um Brasil gigante”.