Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Maria Célia de Zamuner Panise Honório

Maria Célia de Zamuner Panise Honório
  • Ano de participação: 2014
  • Cidade: -
  • Escola: Escola Estadual Plínio Rodrigues de Morais
  • Formação: Professora de História, Geografia, Sociologia e Pós-Graduação em História e Geografia
  • Estudante finalista: Gabriel de Paula Campos

Maria Célia é daquelas professoras amigas e que está sempre por perto para ajudar seus alunos. Com mais de quarenta anos de magistério é uma das profissionais mais experientes que participaram do Projeto Jovem Senador. Sempre atuou na área de Ciências Humanas e atualmente leciona História e Sociologia no Ensino Médio.

Atenta a todo tipo de iniciativa que promova o desenvolvimento de seus alunos, Maria Célia procura participar de projetos educacionais fora do ambiente escolar como o Concurso Parlamento Jovem Paulista, onde foi vencedora, e a Olimpíada Nacional de História, promovida pela Unicamp, em 2010, onde conseguiu chegar à final depois de concorrer com mais de 15 mil equipes de todo o país.

 

Falando de Jovem Senador

Com o apoio total da coordenadora da Escola Estadual Plínio Rodrigues de Morais, os alunos começaram a preparar as atividades para o Jovem Senador por meio de aulas expositivas e o levantamento de dados sobre os problemas do país e a ação dos senadores e demais funções políticas. “Com o incentivo da coordenadora da escola resolvemos aceitar o desafio e ele acabou ultrapassando as expectativas, principalmente por estarmos num ano eleitoral, o interesse foi muito grande entre os alunos”.

Os trabalhos continuaram com a realização de debates, elaboração de textos de opinião e a seleção das melhores redações de cada turma. Depois, uma comissão foi formada por professores de história e português e eleita a melhor redação para representar a escola.

O resultado do esforço da escola concretizou-se com a seleção do aluno Gabriel de Paula Campos e a redação “O Senador que faz a nação brilhar”. “O próprio aluno veio me contar, em meio ao agito da preparação para a Feira de Ciências da escola. Foi uma alegria só, todos pularam e nos parabenizaram. Foi muito gratificante ver um belo trabalho reconhecido, ainda mais quando a profissão de professor anda tão desvalorizada e as escolas públicas também”.

Para a professora Maria Célia, o Jovem Senador auxilia na formação cidadã dos jovens. “O Projeto contribuiu muito, despertando nos alunos participantes a consciência da verdadeira cidadania, ao respeitar opiniões divergentes durante os debates, ao conhecer um pouco mais sobre o trabalho dos parlamentares e principalmente ao procurar e apontar soluções para os grandes problemas do país”.

 

Uma mensagem para seus alunos

“Jovem! Lute pela educação do seu país, só ela pode abrir as portas para um Brasil gigante”.

Endereço: Telefone:
(15) 981118542 - Celular
Diretor:
Nilza Bernardo Coutinho
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11