Na área de educação há mais de 23 anos, Mauro Sérgio tem larga experiência em sala de aula e em gestão pública da educação, tendo exercido a função de secretário municipal de educação em dois municípios do Estado de Rondônia.
Leciona língua portuguesa para o ensino fundamental e médio na escola Estadual Buriti há seis anos e já participou também da Olimpíada da Língua Portuguesa.
Falando de Jovem Senador...
Quando o assunto é concurso de redação, Mauro Sérgio é campeão! Já emplacou quatro alunos no Programa Senado Jovem Brasileiro. Dois alunos nos Concursos de Redação de 2009 e 2010 e mais dois estudantes como jovens senadores em 2011 e 2014, todos alunos da Escola Buriti - RO. São eles:
“Sempre participamos desse projeto, desde a primeira versão quando ainda era apenas um concurso de redação. A participação nesses projetos tem um caráter pedagógico que é o de dar um objetivo concreto e constituir um público leitor real para os textos produzidos em sala de aula, pois a meu ver não tem nada mais sem graça e desmotivador do que escrever apenas para obter notas ao final do bimestre, tendo o professor como seu único público leitor”.
Segundo o professor Mauro Sérgio, os trabalhos de preparação para o Jovem Senador envolvem leituras acompanhadas de debates em sala de aula para levantar os pontos divergentes sobre o tema proposto.
“Normalmente procuramos oferecer algum material de apoio que tenha relação com o tema proposto, para isso, por vezes recorremos ao material disponível no site do Senado Federal. Também buscamos outros materiais, especialmente textos relacionados ao tema para que os alunos tenham uma noção, mesmo que geral, sobre o que deve ser tratado em seu texto, uma vez que não pode escrever sobre aquilo sobre o qual não se tenha um mínimo de conhecimento”.
Ver seus alunos classificados no Jovem Senador não é novidade para Mauro Sérgio, mas é sempre um momento especial de muita alegria para ele e para toda a escola: “Posso dizer que sou um privilegiado, pois essa é a quarta vez que um aluno meu vence esse concurso. Fico sempre muito feliz pela alegria como eles recebem a notícia, uma vez que tenho a absoluta certeza de que os méritos por essa vitória é quase que exclusivamente deles, é o resultado de muito esforço e dedicação que cada um dispensa às atividades que conduzem ao texto final”.
E o como foi a contribuição do Jovem Senador?
Na opinião do professor Mauro Sérgio o Projeto traz duas contribuições em particular: os temas e o que ele chama de “propósitos para escrever”.
Quanto aos temas propostos, acredita Mauro Sérgio, “eles proporcionam um debate que contribui na formação de uma consciência crítica a respeito de aspectos da sociedade em que os alunos estão inseridos e formação dessa consciência crítica é sem dúvida um das funções fundamentais atribuídas à escola”.
Quanto aos “propósitos para escrever” o professor deixa claro que o Projeto Jovem Senador proporciona essa oportunidade de publicar e divulgar os textos produzidos pelos alunos e tornar a competição uma forma mais atraente e instigante de promoção da educação política e da competência escrita dos jovens.
“Tem sido um grande desafio para nós professores que elegemos a produção de texto, juntamente com a leitura, como aquelas atividades fundamentais para que os alunos se tornem competentes no uso do padrão escrito da língua, encontrarmos objetivos concretos, reais e estimuladores para a produção de texto na escola, bem como encontrarmos um público leitor para os textos dos alunos que extrapolem os muros da escola e, para nós, o Projeto Jovem Senador tem servido bem a esses propósitos”.
Uma mensagem para seus alunos
“A vitória é quase sempre fruto de seu esforço particular, de sua dedicação e empenho e somente em raríssimas exceções um caso de sorte”.