Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Diogo Ribeiro

Diogo Ribeiro
  • Ano de participação: 2013
  • Cidade: -
  • Escola: Centro Educacional São Francisco
  • Formação: Licenciatura em Letras - Português
  • Estudante finalista: Samuel da Silva de Andrade
“Para ser grande, sê inteiro: nada
Teu exagera ou exclui.
Sê todo em cada coisa. Põe quanto és
No mínimo que fazes.
Assim em cada lago a lua toda
Brilha, porque alta vive”.
- Fernando Pessoa -

 

Minha vida profissional...

Com uma carreira dedicada ao ensino da língua portuguesa, o prof. Diogo Ribeiro trabalha há mais de 11 anos em escolas da Rede Pública de Ensino na cidade de São Sebastião, Distrito Federal.

Há quatro anos desenvolvendo o Projeto Jovem Senador em São Sebastião, o professor orientador Diogo Ribeiro pode ser considerado um veterano vencedor, pois já conseguiu a façanha de classificar três estudantes como representantes do Distrito Federal. Em 2010 e 2011, venceu o concurso o aluno Carlos Vinícius do Carmo Araújo, respectivamente com as redações “Aurora do Cerrado” e “Direito irrevogável”. Em 2013, o estudante selecionado foiSamuel da Silva de Andrade, com a redação “Ter vez é ter voz”.

O sucesso da pedagogia aplicada pelo prof. Diogo está diretamente vinculado a sua dedicação ao trabalho e aos muitos projetos educacionais que desenvolve como a publicação anual de um livro de poesias escritas por seus alunos e a manutenção de um Canal de Literatura no YouTubepara divulgar vídeos produzidos pelos estudantes, com foco principal na adaptação de obras literárias.

Para o prof. Diogo Ribeiro, o Jovem Senador é “uma experiência muito enriquecedora, pois possibilita a discussão em sala de temas relevantes para a construção do Brasil”. “Comecei a tratar do tema justamente na época em que ocorreram as grandes manifestações pelo Brasil (junho e julho de 2013). Não faltaram motivos para discutir o assunto proposto pelo Projeto Jovem Senador”.

E se a pergunta é qual sensação de ter um aluno Jovem Senador? Diogo não hesita em responder: “senti uma emoção muito grande, a sensação de ter orientado bem os meus alunos, de ter feito um bom trabalho”.

“O fato de minha escola ter sido selecionada em outros anos para representar o Distrito Federal mexe com a autoestima dos meus alunos, faz com que eles enxerguem no êxito de seus colegas a sua própria vitória também. Além disso, quaisquer incentivos à leitura e à escrita contribuem de forma extremamente positiva para a formação dos estudantes. E o Projeto Jovem Senador é, sem dúvida, um fator de incentivo gigantesco a esses dois elementos fundamentais para a construção de um cidadão crítico: a leitura e a escrita”.

“Para ser grande, sê inteiro: nadaTeu exagera ou exclui.Sê todo em cada coisa. Põe quanto ésNo mínimo que fazes.Assim em cada lago a lua todaBrilha, porque alta vive”.- Fernando Pessoa -

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