Manoel Rodrigues Marreiros Neto

Manoel Rodrigues Marreiros Neto
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Escola Estadual João dos Santos Braga
  • Formação: Licenciatura Plena em Letras
  • Estudante finalista: Rayesley Ricarte Costa

Com mais de 19 anos de experiência na área de Educacional, o Prof. Manoel Rodrigues é formado pelo Instituto de Educação do Amazonas (IEA) e trabalha atualmente na Secretaria de Estado de Educação e Qualidade de Ensino (Seduc) do Estado do Amazonas como professor de Língua Portuguesa, para os alunos do Ensino Médio.

Seu primeiro contato com o Jovem Senador aconteceu em 2012, por meio da Coordenação Pedagógica do Ceti João dos Santos Braga, quando foi convidado a participar do Projeto e achou que seria a oportunidade perfeita para incluir no seu plano de ensino a prática do discurso e o debate como formas de prática oral e escrita da dissertação argumentativa: “Sempre acreditei que o grande mérito do ensino da competência linguística deve estar atrelado ao bom uso do discurso em prosa, pois a vida cotidiana exige isso de cada um de nós”.

Os trabalhos do Jovem Senador

Para motivar seus alunos, o prof. Manoel Rodrigues iniciou os trabalhos para o Jovem Senador apresentando noções de argumento, prática de oralidade discursiva e métodos de convencimento – “tentei resgatar o curso de oratória e mostrei-o como um instrumento de poder para que os estudantes se interessassem pelo assunto”.

As atividades continuaram com uma revisão da estrutura do texto dissertativo seguida de pequenas oficinas de produção textual. Para apresentar o tema de modo mais lúdico, Manoel Rodrigues passou o filme “O Grande Desafio”, iniciando uma fase de debates e abordagens de temas mais próximos do Projeto Jovem Senador. Completando o trabalho, as discussões envolveram as experiências vividas pelos alunos e direcionadas para a elaboração dos textos finais.

A notícia de ver seu aluno Rayesley selecionado para o Jovem Senador trouxe satisfação e alegria ao Prof. Manoel Rodrigues que sentiu um tremendo orgulho de ver o resultado de muito esforço e dedicação. Com modéstia, afirma ser também uma conquista de todos os professores anteriores: “o sucesso do jovem Rayesley foi fruto de um trabalho iniciado desde o ensino fundamental. Certamente este estudante teve a sorte de conhecer bons professores que lhe deram a chance de chegar ao segundo e terceiro ano do Ensino Médio, com uma bagagem suficientemente boa para que eu apenas desse continuidade ao trabalho. Logo, sou muito grato pelo trabalho realizado pelos meus colegas dos anos anteriores”.

Feliz com a premiação de Rayesley, o Prof. Manoel reconhece que não é algo que se possa considerar como comum ter um aluno sendo conhecido nacionalmente: “Este reconhecimento nos mostra que a cultura da meritocracia é o caminho para que nossa nação possa ser melhor do que já foi e atualmente é. As novas gerações precisam reconhecer em si a grandeza que o País espera delas. Com o sucesso do meu aluno, sinto-me parte desse processo e grato por isso”.

Sempre envolvido em projetos diferenciados, Manoel Rodrigues acredita que o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos, pois o considera um estímulo importante uma vez que “há um retorno de reconhecimento de mérito para os estudantes que se superam”. Para o mestre, o Jovem Senador cria um contexto adequado que permite introduzir temas extraordinários nos currículo dos alunos.

Para os jovens brasileiros e especialmente para seus alunos, o Prof. Manuel Rodrigues deixa um pensamento para reflexão: “Muitos preferem acreditar que é melhor alguma coisa do que coisa alguma. No entanto, só chegam a alcançar suas metas aqueles que entendem esse axioma: Sem dor, não há valor”.