Devilsa Mendes Duarte Sousa

Devilsa Mendes Duarte Sousa
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Colégio Estadual Serra das Cordilheiras
  • Formação: Letras - Português
  • Estudante finalista: Maria Eduarda Nunes da Silva

Com experiência de mais de 18 anos como professora de Língua Portuguesa, Devilsa Sousa atua no Ensino Fundamental e Médio e se realiza na profissão: “Tenho o maior prazer em ler as redações dos alunos, pois a cada texto que leio, vejo que estão se desenvolvendo tanto na escrita quanto na argumentação”.

Dinâmica e sempre em busca de novidades, a professora Devilsa participa regularmente de outros projetos voltados para a Educação como, por exemplo, as Olimpíadas de Língua Portuguesa. Há sete anos, atua no concurso de poesia e dissertação que é realizado no Colégio Estadual Serra das Cordilheiras e, aproveitando a produção dos estudantes, também organizou um livro de antologia poética com os textos de seus alunos, juntamente com a professora Luzieide. A obra tem como título “Descobrindo o mundo da poesia” e o lançamento foi realizado no café literário da Feira Literária do Tocantins (FLIT). Foi uma ótima oportunidade para os alunos saírem da sala de aula e apresentarem suas poesias para o público em geral.

Há três anos, Devilsa Sousa acompanha o Projeto Jovem Senador: “cada vez que participo vejo que é uma oportunidade riquíssima de colaborar com o crescimento democrático do nosso país, pois os alunos veem como uma forma de lutar pelos seus direitos e expressar um pouco dos anseios de cada um”.

Para a Edição 2013, a professora Devilsa iniciou os trabalhos com seus alunos a partir da leitura das melhores redações dos anos anteriores. Em seguida, introduziu o tema do ano - “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” e começou o processo de pesquisa e busca de informações em noticiários e outros veículos de comunicação. Devilsa acredita que a atualidade do tema facilitou os debates e contribuiu para a redação dos textos.

A escolha da aluna Maria Eduarda Nunes da Silva para o Jovem Senador foi de uma alegria contagiante para a professora e para sua escola: “Quando vimos a nossa aluna Maria Eduarda selecionada para o projeto, a emoção invadiu nossos corações. Toda a comunidade escolar alegrou-se junto e fizemos passeata pelas ruas da cidade comemorando mais uma vitória do Colégio Serra das Cordilheiras”.

Para a professora Devilsa, a contribuição do Projeto Jovem Senador tem sido fundamental para a formação intelectual dos alunos: “Alguns criaram o hábito de assistir a TV Senado com o propósito de entender melhor a vida política e também exercer um pouco mais de sua cidadania”.

Confiante na capacidade de seus alunos, a professora Devilsa Sousa deixa um conselho para os jovens estudantes do Brasil: “Cada dia é único. Sempre fazemos escolhas e na luta da vida diária, só quem escolhe Deus como comandante pode ter certeza absoluta da vitória”.