Emília Helena Roldo Tieppo

Emília Helena Roldo Tieppo
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Colégio Estadual Professor Ulisses Cabral
  • Formação: Especialização em Língua Portuguesa
  • Estudante finalista: Daniele Verza Marcon

“Os bons momentos da vida são resultado do trabalho, da simplicidade e do amor pelo que se faz”. Professora Emília Tieppo

Com uma carreira consolidada, há 24 anos no Magistério, a professora Emília Tieppo nunca deixou a sala de aula e atua no Ensino Médio ministrando as disciplinas de Língua Portuguesa e Literatura Brasileira. Cheia de iniciativa, já participou de vários projetos voltados para a educação do jovem brasileiro como a “Viagem Nestlé pela Literatura”, a “Olimpíada da Língua Portuguesa” e do projeto “Seja jornalista por um dia” (iniciativa de um jornal regional), em que sua filha-aluna foi premiada.

Para definir como foi sua participação no Jovem Senador, Emília Tieppo é objetiva: “Desafiadora e gratificante. A primeira pelo momento histórico que vivíamos em meados de junho e julho de 2013 e gratificante pelos excelentes textos produzidos pelos alunos”.

Para preparar os estudantes, a professora Emília Tieppo procurou ajudá-los a observar a realidade, acompanhando os principais acontecimentos políticos e sociais que ocorriam no País pelas mídias. Promoveu um verdadeiro movimento pela reflexão, desafiando-os a se posicionarem e a confrontarem opiniões e, após esse exercício de análise crítica, traduzir em palavras todas as ideias nascidas dos debates realizados na escola.

A reação ao ver sua aluna Daniele Verza Marcon selecionada para o Jovem Senador? “Senti uma mistura de emoções e sensações como de surpresa, satisfação, missão cumprida por enquanto, e desafiada a incentivar e promover cada vez mais os meus alunos e suas habilidades”.

A professora Emília Tieppo não tem dúvidas quando a pergunta é se o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos: “Certamente, ficou a experiência de ler o mundo e transformar essa leitura em palavras que expressam opiniões, as quais podem promover alguma mudança no seu ambiente”.