Ana Caroline Borba Filgueira Pacheco

Ana Caroline Borba Filgueira Pacheco
  • Ano de participação: 2013
  • Escola: Colégio da Polícia Militar de Pernambuco
  • Formação: Graduação em Letras Português/Inglês e Especialização em Gestão Educacional e Coordenação Pedagógica.
  • Estudante finalista: Ana Luiza Cabral Laet

Com apenas três anos de experiência em sala de aula a professora Ana Caroline já conseguiu classificar um dos seus alunos como Jovem Senador pelo Estado de Pernambuco. Em 2013, a estudante vencedora foi Ana Luiza Cabral Laet, com a redação “Socializando a Política”.

Uma experiência maravilhosa – é assim que a professora Ana Caroline definiu sua participação no Projeto Jovem Senador. “Esse projeto é importante na vida dos alunos, pois ele faz com que voltemos o pensamento mais para as necessidades do nosso País tentando assim criar e desenvolver algumas possíveis soluções para os problemas enfrentados por ele. E assim traçar um futuro melhor para os que ainda estão por vir”.

Para mobilizar os alunos a professora Ana Caroline realizou em sala de aula debates sobre o tema de 2013 - “Buscar voz para ter vez: cidadania, democracia e participação” e várias discussões foram iniciadas a partir dessa iniciativa, gerando troca de opiniões e muita reflexão.

Quando soube que uma de suas alunas havia sido premiada, não se conteve de alegria: “Fiquei muito feliz, muito satisfeita! A aluna Ana Luiza é muito talentosa, dedicada, esforçada e inteligente e desenvolveu uma ótima redação”.

Para Ana Caroline, o Projeto Jovem Senador contribuiu para a formação dos seus alunos, especialmente porque despertou para a questão do direito de ser ouvido, de ter “voz”, e a importância da participação política. “Muitas pessoas estão vivendo como apenas mais uma pessoa no mundo, porém, elas não sabem o poder que possuem. Se você pode influenciar as pessoas com o seu melhor então por que escondê-lo? Use a sua voz, seja uma pessoa que supere as expectativas, vá além do que as outras pessoas esperam de você”.

Como mensagem para seus alunos e jovens do Brasil, a professora Ana Caroline cita uma reflexão do escritor Augusto Cury: “Apesar dos nossos defeitos, precisamos enxergar que somos pérolas únicas no teatro da vida e entender que não existem pessoas de sucesso e pessoas fracassadas. O que existem são pessoas que lutam pelos seus sonhos ou desistem dele”.

Ana Caroline acredita em um futuro melhor a ser estruturado pela participação dos jovens e deixa seu recado: “somos únicos e devemos marcar a nossa geração, deixar o nosso legado para que as futuras gerações se lembrem de nós como um espelho a ser seguido”.