Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil


Maria Almaiza de Medeiros Leôncio

Maria Almaiza de Medeiros Leôncio
  • Ano de participação: 2012
  • Cidade: -
  • Escola: Escola Estadual Aristófanes Fernandes
  • Formação: Licenciatura em Letras pela UFRN e especialista em Linguística e Mídias na Educação, também pela UFRN.
  • Estudante finalista: Jéssyca Gabriela Soares dos Santos

“Não há saber mais ou saber menos: Há saberes diferentes.” (Paulo Freire)

Minha vida profissional...

Lecionando há 26 anos, a professora Maria Almaiza conta que sempre envolve os alunos em algum projeto que venha contribuir para o engrandecimento cultural dos jovens. Em 2012, tomou conhecimento do Jovem Senador e, logo na primeira vez que participou, já emplacou a escola como finalista nacional.

Sobre a conquista, a professora relata com carinho: “fiquei orgulhosa de ver uma de nossas alunas selecionadas para representar o nosso estado. A alegria contagiou a todos que fazem a Escola Estadual Aristófanes Fernandes na pequenina cidade de São Vicente. A repercussão foi tanta que alguns alunos não veem a hora de começarmos no próximo projeto”.

Maria Almaiza conta que o envolvimento dos alunos foi bastante acentuado. Para conquistar o interesse dos jovens, promoveu debates sobre o tema do Concurso de 2012, “Meu município, meu Brasil”, com o objetivo de provocar a reflexão sobre a importância da atuação de cada um e do grupo na transformação da realidade não só do município, mas de toda a Nação. Somente após essas discussões a produção dos textos foi estimulada.

De todos os textos produzidos, destacou-se o da aluna Jéssyca Gabriela Soares dos Santos, que teve como título o tema do Concurso “Meu município, meu Brasil”. Satisfeita com a primeira experiência, a professora espera dar continuidade ao projeto em sua escola para que, de fato, possam “colher bons frutos com o envolvimento dos alunos em questões que envolvam o espírito de cidadania”.

Para seus alunos, deixa uma dica, que agora é compartilhada aqui: “Como diz São Paulo em uma de suas cartas ‘examinai tudo retendo o bem’. Assim aproveito para desejar aos meus alunos que apreciem as coisas boas que nos trazem aprendizagem”.

Endereço: Telefone:
(84) 999503396 - Celular
Diretor:
Josimaria Vicente Soares Medeiros
Senado Federal - Praça dos Três Poderes - Brasília DF - CEP 70165-900 | Telefone: 0800 61 22 11