Edson Dionizio é um daqueles apaixonados pela arte da escrita. Escreve desde os 12 anos e tem especial interesse pelo tema “Direitos Humanos”. Em 2011, foi o único aluno do estado de Sergipe classificado para o 6º Prêmio “Construindo a Igualdade de Gênero” e teve sua redação publicada em livro de redações da Secretaria de Políticas para as Mulheres do Governo Federal. O concurso teve a participação de 3.951 alunos de escolas públicas do País.
Estudioso, o Jovem Senador de Sergipe sempre participa de concursos voltados para a área de educação e não se esquece do apoio que recebe dos mestres, como a professora Daniela Amaral, orientadora dos seus trabalhos. Com a redação “Nossos atos, nossas cidades, nosso Brasil!”, Edson Dionizio foi o finalista do estado de Sergipe no Concurso de Redação do Senado Federal e, em Brasília, foi enfático em agradecer o apoio que sempre recebe dos amigos e profissionais de sua escola – Colégio Estadual Tobias Barreto.
Organizado, o Jovem Senador de Sergipe acredita no planejamento em longo prazo e quer se dedicar ao estudo do Direito. Entre os seus muitos projetos, está a carreira na promotoria, os estudos na área de psicologia, ser colunista de jornal e escrever sobre política e educação.
Quando o assunto é participação política, Edson Dionizio acha que os jovens brasileiros já foram mais atuantes. “A classe jovem, em sua maioria, tem se mantido omissa e por isso precisa voltar a se manifestar com a mesma determinação de tempos passados, fazendo valer o titulo de cidadão”.