Inscrições para o Jovem Senador 2024 estão abertas

As inscrições para a edição 2024 do Programa Jovem Senador já estão abertas e podem ser realizadas até o dia 30 de abril.

O programa é direcionado a estudantes de escolas públicas estaduais de ensino médio de todo o país. A iniciativa seleciona 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para passarem uma semana em Brasília, explorando e vivenciando o trabalho dos parlamentares no Senado Federal.

Seleção

A seleção dos estudantes para o Programa Jovem Senador 2024 é realizada por meio de um concurso de redação. O tema da redação para este ano é “Os 200 anos do Senado e os desafios para o futuro da democracia”, refletindo a celebração do bicentenário da instituição e a importância da democracia no país.

O candidato deve estar matriculado e frequentar escola pública da rede estadual de ensino, ter, no máximo, 19 anos de idade completados até 31 de dezembro de 2024. Também deve estar disponível para participar da Semana de Vivência Legislativa, prevista para ocorrer de 5 a 9 de agosto. A prova de redação é aplicada na própria escola do candidato.

O material necessário para a participação no concurso, incluindo a ficha de inscrição e a folha de redação, está disponível no site senado.leg.br/jovemsenador.

Na primeira etapa, cada escola seleciona a melhor redação, que é enviada para a secretaria de educação do estado. A secretaria, então, define os três melhores textos, sem promover uma classificação entre eles. O Senado seleciona a melhor redação de cada estado, e o autor ou autora do trabalho escolhido se torna um jovem senador ou senadora, representando seu estado ou o Distrito Federal na Semana de Vivência Legislativa em Brasília.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest