Exposição "Da Sala de Aula ao Senado" revela jornada dos jovens senadores

A exposição Da Sala de Aula ao Senado: o amanhã começa com a nossa voz oferece uma visão detalhada do Programa Jovem Senador, desde seu início até os dias atuais. O evento instalado no Salão Negro do Congresso Nacional explora a trajetória dos participantes, desde a inscrição no concurso de redação até sua chegada a Brasília para assumir como jovens senadores e senadoras.

Seções Temáticas

A exposição é dividida em várias seções, cada uma destacando uma parte específica da jornada do programa:

História do Programa
Uma linha do tempo detalha os marcos do programa ao longo dos anos. Fotos de coordenadores estaduais, presidentes do Conselho Jovem Senador e momentos da cerimônia de posse no Congresso Nacional fornecem contexto visual.

Concurso de Redação 
A exposição exibe as redações vencedoras de edições anteriores. Fotos de professores-orientadores também estão em destaque. Vídeos apresentam jovens senadores explicando as inspirações por trás dos temas das redações.

Galeria dos Ex-Presidentes 
Uma parede honra os ex-presidentes do Jovem Senador, reconhecendo seu papel na evolução do programa.

Vivência Legislativa e Redes Sociais
Fotos capturam momentos da Semana de Vivência Legislativa em Brasília. Vídeos de lives mostram conversas com professores, coordenadores e ex-jovens senadores.

Explorando Brasília 
Fotos documentam os jovens senadores em atividades de turismo cívico pela capital. 

O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A cada edição, um tema é proposto para um concurso de redação que deve selecionar um representante de cada estado para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país.

Os jovens se reúnem no Senado por quatro dias, elegem a mesa diretora dos trabalhos, participam de comissões temáticas, apresentam e debatem ideias legislativas e votam as propostas. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos são apresentadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH) e podem até virar lei.

A exposição Da Sala de Aula ao Senado: o amanhã começa com a nossa voz fica em cartaz de 21 de agosto a 22 de setembro de 2023, no Salão Negro do Congresso Nacional, em Brasília. 

Clique aqui para consultar os horários e datas oficiais de visitação.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest