16/06/2023, 18h17 - ATUALIZADO EM 16/06/2023 - 18h24
Nessa quinta-feira (15), o Senado preparou uma surpresa para anunciar a vencedora do concurso de redação do Jovem Senador no Distrito Federal. A diretora da Secretaria de Comunicação Social (Secom), Erica Ceolin, foi pessoalmente anunciar a escolha de Maria Paula Mayumi, aluna do Colégio Militar Dom Pedro II, como jovem senadora do Distrito Federal. A estudante foi a primeira colocada no concurso de redação do DF e deve se reunir com os ganhadores dos 26 estados para a vivência legislativa, que acontece no Senado entre os dias 21 e 25 de agosto.
O Colégio Militar Dom Pedro II já participou do concurso de redação sete vezes, sendo que saiu vencedor em seis anos. O professor de gêneros textuais Rogério Pacheco explica que o colégio já incluiu o Jovem Senador em sua rotina curricular e os alunos são preparados para produzirem um texto competitivo para o certame. O professor explica que o tema do programa é replicado também dentro de sala de aula para os alunos do terceiro ano do ensino médio. Neste ano, eles escreveram sobre “Saúde mental nas escolas públicas”.
— A gente faz uma série de oficinas em que explicamos o regulamento do concurso de redação e apresentamos várias abordagens para o tema. O estudante, então, monta a redação. Cada aluno pode escolher um orientador e, depois, tem uma comissão julgadora aqui da escola que decide qual redação vai concorrer — explica Rogério.
Ao anunciar a vencedora, Erica Ceolin entrou em sala de aula com uma equipe da TV Senado para entregar o resultado a Maria Paula. O momento foi transmitido pelas redes sociais do Jovem Senador. A estudante comemorou o momento com os colegas e falou da importância que o projeto tem para ela.
— Estava acompanhando o Jovem Senador há bastante tempo. Eu insisti, fiz seis, sete redações até chegar o momento que eu gostei do texto. Estamos no último ano de escola e sei que oportunidades como essa passam a aparecer na vida. Aqui, tem gente que quer ser grande e sei que todos aqui temos um grande potencial — explica.
Erica Ceolin comemorou o resultado com a aluna e exaltou o caráter cívico do Programa Jovem Senador, que, segundo ela, é capaz de fazer uma aproximação educativa entre os estudantes e o universo político.
— Esse é um projeto de educação que permite que os estudantes entendam o que é política e como ela é feita. Permite chegar perto e ver como se faz, para poder também participar e cobrar —comenta.
O comandante da escola, tenente-coronel Ronaldo Medeiros, também comemorou o resultado.
— Ela [Maria Paula] é um exemplo a ser seguido. Mostra que o colégio tem bons professores e me orgulho em saber que temos alunos vencedores — diz.
Diante da animação dos alunos, o coordenador do Jovem Senador, Antônio Carlos Burity, fez uma provocação à turma ao lembrar que Maria Paula vai participar da vivência legislativa.
— Saibam que ela, agora, é a representante de vocês. Levem ideias para ela porque elas podem virar lei um dia — comentou.
Foi a primeira vez que o anúncio dos ganhadores do concurso de redação ocorreu nesse formato. Até a última edição, os nomes dos vencedores eram publicados no site do Jovem Senador e alguns dos vencedores estaduais eram comunicados por telefone durante um programa da Rádio Senado. Erica Ceolin já participou de uma dessas ligações.
— Antes, fazíamos pela Rádio Senado e já era emocionante porque dava para escutar os berros de alegria no fundo. Estar aqui foi ainda mais especial — lembra.
Neste ano, os estudantes receberão uma comunicação do Senado Federal anunciando que eles venceram a etapa estadual. A inovação foi adotada com o objetivo de preservar o sigilo dos nomes dos vencedores até o momento em que eles próprios descubram o resultado. A ideia é que a escola se envolva com a revelação e também prepare uma surpresa para o selecionado.
O Jovem Senador é realizado anualmente com estudantes de até 19 anos de idade do ensino médio das escolas públicas estaduais e do Distrito Federal. A cada ano, um tema diferente é proposto para um concurso de redação realizado a fim de selecionar um representante de cada estado para vivenciar, em Brasília, o processo de discussão e elaboração das leis do país.
Para participar, as instituições de ensino devem enviar para as secretarias de educação do seu estado as redações que julgarem as melhores. Cabe à secretaria escolher os três melhores textos e enviá-los para a etapa nacional.
O projeto conta com a parceria do Ministério da Educação (MEC), do Conselho Nacional de Secretários de Educação (Consed) e o apoio das secretarias de educação dos estados e do Distrito Federal.
Os 27 estudantes selecionados pelo programa, com os respectivos professores, participam de uma semana de vivência legislativa. Os jovens se reúnem no Senado durante quatro dias, elegem a Mesa, participam de comissões temáticas, apresentam e debatem ideias legislativas e votam as propostas. Ao final, as sugestões aprovadas pelos alunos são apresentadas à Comissão de Direitos Humanos (CDH) como ideia legislativa e podem até virar lei.
Fonte: Agência Senado
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