Estudante Maria Paula Mayumi Melo Haraguchi é a Jovem Senadora do Distrito Federal em 2023

A estudante Maria Paula Mayumi Melo Haraguchi, do Colégio Militar Dom Pedro II, de Brasília, recebeu uma visita surpresa da equipe do Programa Jovem Senador durante sua aula de matemática, nesta quinta-feira (15) pela manhã. Nesse momento a estudante ficou sabendo que havia conquistado o primeiro lugar no concurso de redação e que será a representante do Distrito Federal como jovem senadora 2023.

Com transmissão ao vivo pelo perfil do Jovem Senador no instagram os seguidores puderam conferir em tempo real o momento em que a diretora da Secretaria de Comunicação Social do Senado Federal, Érica Ceolin, revelou o nome da estudante vencedora. Veja a íntegra da live no vídeo abaixo.

Érica Ceolin destacou a importância de o Jovem Senador ouvir os estudantes.

— Para o Senado Federal este é um projeto muito importante porque a gente entende o que os estudantes esperam da política do País e pode levar um pouquinho para o legislador. A gente quer saber o que eles esperam do Brasil — acrescentou.

Diferente das edições anteriores, em que os nomes eram divulgados em conjunto no site do programa, cada vencedor receberá uma comunicação por meio de uma caixa especial criada exclusivamente para essa ocasião. A coordenação nacional do Programa trabalhou em conjunto com os coordenadores estaduais para que as escolas organizem eventos especiais, surpreendendo os estudantes com a notícia. Os anúncios serão gravados pela própria direção das escolas e enviado para publicação nas redes sociais do Jovem Senador. 

Considerando que as caixas serão enviadas pelos Correios e que cada estado receberá em momentos distintos, a coordenação do Jovem Senador optou por divulgar os nomes somente depois que os estudantes tomarem conhecimento de que serão jovens senadores em 2023.

Semana de Vivência Legislativa 

Os 27 jovens estudantes selecionados dentro do programa, com os respectivos professores, vão participar da chamada Semana de Vivência Legislativa, no período de 21 a 25 de agosto, quando passarão pelo processo de discussão e elaboração das sugestões legislativas. O trabalho dos jovens simula a atuação dos senadores, numa legislatura com cinco dias de duração. Começa com a posse e eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos que, se acatados pela Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa, seguirão para discussão e votação no Senado tal como as propostas apresentadas por parlamentares eleitos pelo povo.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest