Encerradas as inscrições do Jovem Senador 2023

A etapa escolar do Jovem Senador 2023 terminou no último dia 5 de maio. O tema do concurso de redação deste ano foi "Saúde mental nas escolas públicas" e os alunos foram desafiados a escrever um texto dissertativo-argumentativo sobre o assunto.

Estudantes de todo o país apresentaram ideias e reflexões sobre como promover a saúde mental no ambiente escolar. Agora, as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal selecionarão as três melhores redações de cada localidade na etapa estadual, que vai até o dia 31 de maio.

Em seguida, o Senado Federal escolherá a redação vencedora de cada estado e do Distrito Federal. O resultado será anunciado até o dia 15 de junho e os estudantes vencedores se tornarão os jovens senadores e senadoras de 2023.

Como prêmio, eles participarão da Semana de Vivência Legislativa em Brasília, entre os dias 21 e 25 de agosto, onde terão a oportunidade de conhecer o trabalho legislativo e interagir com parlamentares.

O objetivo do Jovem Senador é fomentar a reflexão dos jovens estudantes sobre política, democracia e o exercício da cidadania, bem como proporcionar o conhecimento acerca da estrutura e do funcionamento do Poder Legislativo e estimular o relacionamento permanente do jovem cidadão com o Senado Federal. O programa funciona por meio de simulação no Plenário do Senado e nas salas de comissões parlamentares, durante a Semana de Vivência Legislativa, e é transmitido pelos canais de comunicação da Casa. 

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest