Jovem senadora entra para Conselho de Educação em município do Rio Grande do Sul

Jamily Aguirre Marques, jovem senadora pelo Rio Grande do Sul em 2022, está engajada em uma iniciativa para melhorar a educação em sua região. Desta vez, ela está fazendo parte do Conselho Municipal de Educação no município de Cachoeirinha, onde ocupa a cadeira representativa dos estudantes secundaristas.

O Conselho Municipal de Educação é um órgão colegiado de caráter consultivo, normativo, deliberativo e fiscalizador, responsável por formular e propor políticas educacionais, fiscalizar e avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo município.

Jamily afirma que começou a se interessar por política e cidadania após sua experiência como Jovem Senadora. Durante o programa, ela teve a oportunidade de apresentar propostas legislativas em conjunto com os outros participantes e discutir assuntos relevantes para a sociedade brasileira. A partir daí, decidiu se envolver em diversas iniciativas em sua região, como a participação em movimentos sociais, sempre com o objetivo de contribuir para a melhoria da qualidade de vida da população e para o fortalecimento da democracia brasileira.

A ida para Brasília mudou a minha perspectiva porque eu entendi a importância da luta política e como, de fato, eu deveria atuar na sociedade — disse.

Para ela, atuar no Conselho Municipal de Educação de Cachoeirinha é uma experiência gratificante, mas também desafiadora. Como representante dos estudantes secundaristas no órgão, ela tem a responsabilidade de defender os interesses e demandas dos alunos, além de contribuir para a formulação de políticas públicas que melhorem a qualidade da educação no município. Jamily destaca que tem aprendido muito com a sua participação no Conselho e aponta a importância de dialogar com os diversos setores da sociedade envolvidos na educação, como professores, gestores, pais e alunos.

Dentro do conselho, a gente trabalha com as demandas do município de maneira independente, fiscalizando e cobrando ações governamentais na educação. Por isso é importante que qualquer conselho em qualquer município seja livre para atuar em favor das necessidades da sociedade — afirmou.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest