Encontro on-line esclarece dúvidas sobre o Jovem Senador em Mogi Mirim (SP)

A Diretoria de Ensino da região de Mogi Mirim, no estado de São Paulo, promoveu nesta quarta (22) um encontro on-line com o objetivo de esclarecer dúvidas e fornecer informações sobre a edição deste ano do Jovem Senador. O evento contou com a presença do coordenador nacional do programa, Antônio Carlos Burity, e do jovem senador pelo estado de São Paulo em 2017, Luiz Gabriel Natividade Lima, que atualmente desenvolve pesquisas na área de Ciências Sociais na Unicamp - Universidade Estadual de Campinas.

Durante a videoconferência, Burity explicou as regras e abordou temas como o processo de inscrição, as etapas do programa e os critérios de seleção dos jovens participantes. O coordenador também ressaltou a importância do envolvimento dos estudantes em debates de assuntos relevantes colocados pelo Concurso de Redação do Senado. O tema deste ano é "Saúde mental nas escolas públicas".

 Além da vinda dos jovens senadores e senadoras a Brasília para vivenciarem o mandato parlamentar, o que interessa também ao Senado Federal é que um grande número de estudantes das escolas públicas possam refletir sobre temas importantes como democracia, cidadania e inclusão, destaca o coordenador. 

Luiz Gabriel Natividade Lima, jovem senador por São Paulo em 2017, compartilhou sua experiência no programa, destacando como a vivência no Senado Federal contribuiu para sua formação acadêmica e pessoal. Ele enfatizou o aprendizado sobre o processo legislativo e a relação com outros jovens de diferentes estados do Brasil. Luiz Gabriel também incentivou os alunos a participarem do programa.

 O Jovem Senador teve um impacto na escolha do meu curso e da minha faculdade. Hoje, eu vivo para estudar o Congresso Nacional, para implementar projetos de educação política. Nós conseguimos criar um programa dentro da Unicamp, por exemplo, que leva educação política para jovens, crianças, adultos e idosos. 

Uma das organizadoras do encontro, a professora Silvia Helena Soares, iniciou o encontro com a leitura de um trecho da redação elaborada por Luiz Gabriel e que permitiu que ele se tornasse um jovem senador

A professora Ana Maria Pissato, que foi orientadora de Luiz Grabriel no Jovem Senador, também participou do encontro on-line e relembrou sua trajetória. 

— Ele teve que correr atrás de muitas coisas que precisava suprir por conta própria e foi galgando os espaços que desejava. Ele é um exemplo de aluno e sempre participou de tudo que poderia participar para conseguir aproveitar as oportunidades, relata a professora. 

O Programa Jovem Senador é uma iniciativa do Senado Federal, que visa proporcionar aos estudantes do ensino médio de escolas públicas a oportunidade de vivenciar o trabalho dos senadores, participando de um mandato simulado de uma semana em Brasília. O projeto busca aproximar os jovens do processo legislativo e promover a formação de cidadãos conscientes e participativos.

Assista abaixo a live completa no canal da Diretoria de Ensino - Regional Mogi Mirim no YouTube

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest