Inscrições para o Jovem Senador estão abertas até o dia 5 de maio

"Saúde mental nas escolas públicas" é o tema da edição de 2023 do programa Jovem Senador, cujas inscrições já estão abertas e vão até 5 de maio.

A seleção dos jovens senadores e senadoras que vão representar seus estados ocorre em etapas. Primeiro, a escola realiza o concurso de redação do Senado Federal e escolhe a que vai representá-la na fase estadual.

Na etapa seguinte, as secretarias estaduais de Educação escolhem, entre as redações recebidas, as três melhores que serão enviadas ao Senado Federal para a seleção final.  Serão escolhidas 27 redações, uma de cada estado e do DF, e os autores dos textos vencedores participam da Semana de Vivência Legislativa, durante a qual exercerão o mandato de jovens senadores e senadoras, discutindo e votando projetos que podem virar lei.

Regulamento, folha de redação e ficha de inscrição estão disponíveis no site do projeto.

Legislatura

O trabalho dos jovens senadores simula a atuação dos senadores da República, numa legislatura que tem quatro dias de duração. Começa com a posse e eleição da Mesa e termina com a aprovação dos projetos e sua publicação no Diário do Senado Federal. As sugestões acatadas são encaminhadas à Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa (CDH). 

Calendário

Etapa escolar
Início das inscrições – 8/02/2023
Final das inscrições – 5/05/2023

Seleção da etapa estadual
31/05/2023

Seleção da etapa Senado
12/06/2023

Anúncio dos vencedores
Até 15/06/2023

Semana de Vivência Legislativa
21/08 a 25/08/2023

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest