Secretarias de Educação enviam redações selecionadas nos estados ao Senado

Mais uma etapa do Jovem Senador chega ao fim nesta segunda-feira (18). Desta vez, as secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal encaminham três redações selecionadas que irão continuar na corrida pelo título de jovem senador ou senadora. Nessa fase, nenhuma classificação é atribuída aos selecionados, o que só deverá acontecer a partir do dia 2 de maio, quando a comissão julgadora nacional começa a avaliar as redações pré-selecionadas nos estados.

Ao todo, 1.762 redações foram avaliadas por 27 comissões formadas por profissionais de educação em todo o Brasil. Entre os critérios de avaliação como a estrutura dos textos, que precisam ser produzidos com introdução, desenvolvimento e conclusão e a correção gramatical, que leva em consideração a ortografia, pontuação e concordância, os avaliadores atribuíram notas que são computadas de acordo com o peso de cada item previsto no regulamento do concurso de redação.

Rosemari Kuroiwa Sales faz parte da equipe organizadora do Jovem Senador em Brasília desde o início do Programa. Para ela, as bancas examinadoras têm feito um trabalho exemplar na seleção dos melhores textos entre os participantes.

— Tenho o privilégio de estar sempre em contato com os coordenadores estaduais do Jovem Senador e, por conta disso, sou testemunha do nível de comprometimento de todos eles com o programa. Tudo é feito com muito profissionalismo e cuidado para que as avaliações se mantenham isentas e eficientes como sempre ocorreu desde de a primeira edição do programa — afirma.

O anúncio dos vencedores estaduais, que serão os jovens senadores e senadoras deste ano, está previsto para o dia 6 de maio e será feito pelo Senado Federal. O resultado é obtido após a avaliação da comissão julgadora nacional, que irá atribuir a classificação de primeiro, segundo ou terceiro lugar entre os três estudantes selecionados na etapa estadual do concurso de redação.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest