Jovem senadora é aceita em universidade dos Estados Unidos

Representante do Distrito Federal na edição de 2019 do Jovem Senador, Suzanny Dias Kuhlmann vai estudar na Franklin & Marshall College, em Lancaster, Pensilvânia. Ela é mais uma participante do programa selecionada para estudar em uma universidade considerada de primeira linha nos Estados Unidos. Outros participantes já fizeram o mesmo caminho rumo a instituições de ensino americanas. Ruan Magalhães, que foi representante do Pará no Jovem Senador, foi aceito pelo Dartmouth College, em New Hampshire, e Leonardo Brito, que representou Rondônia, foi selecionado para estudar na conceituada universidade de Harvard, em Massachussets. Ambos participaram do Jovem Senador em 2016.

Suzanny, que sempre quis trabalhar na área de Saúde como médica pediatra ou neurologista, verá seu desejo profissional ganhar um novo impulso a partir de setembro, quando começa a cursar neurociências. De acordo com ela, o Jovem Senador contribuiu para a nova conquista.

— O programa mudou o rumo da minha vida. O que era para ser apenas um treino de redação para um projeto de política, se tornou a porta para um mundo cheio de oportunidades. Na semana em que tive a experiência legislativa, soube que era possível fazer a diferença no mundo mesmo sendo jovem. Depois de elaborar projetos de lei com meus novos amigos de cada canto do Brasil, eu comecei a buscar outras oportunidades que me permitissem transformar o mundo da mesma forma que o Jovem Senador me permitiu — afirma.

Os planos iniciais de Suzanny para a nova etapa acadêmica incluem engajar-se em diferentes disciplinas oferecidas nos períodos iniciais do curso.

— Vou explorar a psicologia, a área de STEM (sigla com iniciais de ciência, tecnologia, engenharia e matemática, em inglês) e artes em geral. Tenho dois anos para explorar várias áreas. Nos outros dois anos de graduação, vou me especializar na área de neurociência — explica.

Apesar de saber que ainda terá um caminho para percorrer até se estabelecer no mundo da neurociência, a futura universitária já vislumbra uma vida profissional fora do Brasil.

— Assim que sair da faculdade, penso em encontrar um emprego por lá mesmo. Mas para um futuro distante, ainda não tenho um plano certo. A neurociência me abre várias portas, que pretendo conhecer melhor durante a faculdade. Depois disso, talvez eu tenha uma ideia mais clara.

Enquanto aguarda o início das aulas, Suzanny pretende aproveitar a companhia da família e dos amigos e compartilhar nas redes sociais com outros estudantes seus conhecimentos sobre como aproveitar melhor os estudos.

O programa

O Jovem Senador é realizado anualmente para que estudantes do ensino médio de escolas públicas estaduais e do Distrito Federal, de até 21 anos, conheçam o processo de elaboração das leis.

As inscrições para a edição 2022 estão abertas até o dia 18 de março. Para participar, os interessados precisam fazer uma redação sobre o tema "200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã". A ficha de inscrição e a folha de redação estão disponíveis em senado.leg.br/jovemsenador.

 

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest