Inscrições para o Jovem Senador 2022 vão até 18 de março

As inscrições para o Programa Jovem Senador 2022 estão abertas até o dia 18 de março. Para participar, os estudantes de ensino médio das escolas públicas estaduais precisam fazer uma redação sobre o tema "200 anos de Independência: lições da história para a construção do amanhã".

Na primeira etapa, cada escola seleciona uma redação para representá-la no concurso. Em seguida, as secretarias estaduais de Educação escolhem, entre as redações enviadas pelas escolas, as três melhores de cada estado e do Distrito Federal. Na etapa posterior, uma comissão julgadora formada por servidores do Senado, do Ministério da Educação e do Conselho Nacional de Secretários de Educação seleciona os 27 textos, um de cada estado e do DF. Os autores dos textos vencedores viajam para Brasília, no período de 27 de junho a 1º de julho, quando atuam como jovens senadores e senadoras no processo de discussão e elaboração de projetos que podem ser transformados em leis. 

O coordenador do Jovem Senador em Brasília, Francisco Biondo, destaca o apoio das secretarias estaduais de Educação. Segundo ele, a parceria com os coordenadores regionais do programa é fundamental para engajar um número cada vez maior de estudantes, especialmente neste ano, em que a data de realização do programa foi antecipada para o primeiro semestre:

— Tivemos que intensificar a divulgação da mudança para que a informação pudesse chegar aos estudantes de maneira eficiente. Neste ano, eles não terão que conciliar as datas do Jovem Senador com provas como o Enem ou outros vestibulares feitos em períodos próximos à Semana de Vivência Legislativa, período em que os estudantes vão a Brasília para participar do programa —explica.

Veja a folha de redação e a ficha de inscrição do Jovem Senador 2022.

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest