Jovem Senador é tema de seminário on-line no Tocantins

Por Diogo Diniz

O chefe da equipe responsável pelo Jovem Senador, Antônio Carlos Burity, informou nesta quarta-feira (17) que o regulamento da edição de 2021 do programa já está em fase de finalização e que o documento deve ser publicado em breve com as regras do concurso. Segundo ele, o tema da redação deste ano será o mesmo de 2020: "Adolescência e o despertar para o exercício da cidadania". No entanto, a realização presencial depende ainda das condições sanitárias do país em função da pandemia.

— Esperamos que a chegada das vacinas contra a covid-19 possa permitir a realização deste ano. Já estamos em fase de conclusão do regulamento desta edição e se tivermos a segurança de realizar a semana de vivência legislativa em Brasilia sem riscos de contaminação para os participantes, teremos o maior prazer em realizá-la”.

Burity representou o Senado em seminário da Secretaria de Educação, Juventude e Esportes do Tocantins. O encontro, pela internet, homenageou as escolas estaduais que participaram do plantio de árvores idealizado pelo Jovem Senador em 2020, com a participação de estudantes de todo o Brasil. Por conta da pandemia, a ação substituiu, no ano passado, a semana de vivência legislativa que seria realizada pelo Jovem Senador em Brasília, com os vencedores do Concurso Nacional de Redação do Senado.

Ao destacar que o programa tem o objetivo de promover a conscientização política dos estudantes de ensino médio de escolas públicas de todo o país, Burity
aconselhou os estudantes a visitarem o site do Jovem Senador, onde é possível encontrar vídeos gravados com consultores do Senado que dão dicas sobre o tema.

A secretária de Educação do Tocantins, Adriana Aguiar, afirmou que o plantio de árvores no ano passado foi importante para manter o Jovem Senador ativo.

— Foi uma ação louvável em um ano de pandemia. Mostrou que não seria justo deixar o programa passar em branco mesmo no contexto em que o Brasil se encontra.

Para ela, o programa é uma ferramenta de desenvolvimento das capacidades dos estudantes brasileiros.

— É um programa sustentável que traz oportunidades de formação de novos líderes e um espaço livre que dá visibilidade nacional às ideias dos alunos.

Mediadora do seminário, a responsável pela unidade de programas e projetos especiais da Secretaria de Educação do Tocantins, Janaina Tomasi, destacou que, no curto prazo, o Jovem Senador tem impacto na vida dos estudantes que participam do programa. Mas no longo prazo, disse, o programa afeta positivamente toda a sociedade brasileira.

Veja a lista das escolas homenageadas no seminário:

. Escola Estadual Girassol de Tempo Integral Agrícola David Aires França (Arraias)
. Centro de Ensino Médio Dona Filomena Moreira de Paula (Miracema)
. Escola Estadual do Vale do Sol (Palmas)
. Colégio Estadual Presidente Tancredo Neves (Barrolândia)

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest