22/01/2021, 16h18 - ATUALIZADO EM 22/01/2021 - 19h29
Jovem senador pela Paraíba em 2015, Antonio Gomes da Silva Júnior trabalha há quase dois anos como agente de saúde em Cuitegi, cidade que fica a 77 quilômetros de João Pessoa. Por estar na linha de frente do combate à covid-19, Júnior foi vacinado na quarta-feira (20) contra o novo coronavírus. Motivo de comemoração para ele. A vacina deu alívio a Júnior um novo ânimo para o trabalho.
— Chegamos mais próximo do recomeço para todos nós. Sem dúvida, agora vacinado, me sinto mais protegido para ir trabalhar. Apesar de sempre utilizar os EPIs [Equipamentos de proteção individual] nos atendimentos, vacinado sinto que tenho uma proteção maior e mais segurança de exercer minha profissão, seguir cuidando das pessoas — afirma.
A pandemia, lembra, causou tristeza pela perda de parentes e pessoas próximas, e medo, por ter que lidar com o desconhecido. Mas a missão de ajudar o próximo, objetivo final do seu trabalho, sempre falava mais alto.
— Ao longo dos últimos meses, nós, profissionais de saúde, vivenciamos momentos difíceis no enfrentamento da pandemia. Tudo era muito novo, o medo era inevitável, mas o dever de cuidar e auxiliar os pacientes sempre foi maior e nos dava força para continuar, ainda mais os que testaram positivo e os familiares dos que não tiveram sucesso na batalha contra a covid-19.
No combate à pandemia, Júnior ressalta a importância do Sistema Único de Saúde (SUS), desde o atendimento aos pacientes até o processo de vacinação, principalmente em municípios pequenos.
— O SUS foi e é fundamental no enfrentamento da pandemia. Acredito que, sem ele, estaríamos vivenciando um momento muito pior. Vale ressaltar que o SUS, por meio da atenção primária, muitas vezes foi a porta de entrada dos pacientes com covid-19. Nas cidades do interior, como é o caso de Cuitegi, sua importância é ainda maior, por receber os pacientes e acompanhá-los durante todos os estágios da doença. No processo de vacinação, além de ser essencial nos estudos e pesquisas da vacina, conta com um esquema nacional de vacinação, com profissionais qualificados e salas de vacinação nos quatro cantos do Brasil.
IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest
09/08/2024 17h29
Jovens senadores de 2024 aprovam três propostas05/08/2024 16h41
Jovens Senadores de 2024 tomam posse e iniciam atividades