Material para divulgação e inscrição no Jovem Senador 2019 está disponível no site do projeto

Os interessados em participar do Jovem Senador 2019 já podem acessar, no site do projeto, todo o material produzido para a divulgação e inscrição: Carta do Presidente, Regulamento 2019, Folha de Redação, Ficha de Inscrição, Checklist e Modelo de comprovante de inscrição. As inscrições ficam abertas até 16 de agosto. Estão também disponíveis peças para a web com a arte da campanha de 2019 e com a logomarca do Jovem Senador. O tema deste ano é “Cidadão que acompanha o orçamento público dá valor ao Brasil”.

No intuito de envolver a comunidade escolar e proporcionar a reflexão sobre o tema anual, a equipe organizadora do projeto propõe que o tema seja trabalhado em sala de aula e uma redação, que segue os mesmos moldes do ENEM, seja feita como parte dos estudos. Depois de produzidas, a escola deve escolher o texto que representará a unidade de ensino.  Somente uma redação por escola pode ser inscrita. A inscrição é efetivada na entrega da redação e documentos necessários nas secretarias de Educação dos estados e do Distrito Federal. Veja aqui as informações para envio.

- Estamos ansiosos para ver como será a abordagem de alunos e professores diante do tema deste ano. Sabemos que o orçamento é um assunto bastante complexo, mas acreditamos que os jovens ficarão instigados e apresentarão perspectivas interessantes sobre o uso do dinheiro público. Esperamos superar a meta de 12% de participação das escolas neste ano.  – afirma Herivelto Ferreira, coordenador de Gestão de Eventos do Senado, área responsável pela organização do Concurso de Redação.

As secretarias de Educação realizam uma pré-seleção das redações.  Cada Seduc escolhe três redações e as envia, sem classificar, para o Senado Federal, onde será feita a seleção final e definidos os três primeiros colocados no concurso. Todos os alunos classificados em primeiro lugar em suas unidades da Federação, e que viajarem a Brasília, serão diplomados “jovens senadores”. Além da viagem a Brasília, todos os finalistas recebem certificados e suas escolas são premiadas com kits de livros para compor o acervo da biblioteca.

Durante o trabalho legislativo de uma semana, os jovens senadores proporão três projetos de lei. Todo o processo será conduzido pela equipe de consultores legislativos do Senado Federal, os mesmos que assessoram os Senadores da República. Os projetos aprovados pelos jovens senadores são transformados em sugestões legislativas na Comissão de Direitos Humanos e Legislação Participativa do Senado Federal (CDH) e podem efetivar-se como leis em nosso país.

Sobre o Jovem Senador

O Jovem Senador é um projeto do Senado Federal, existente no seu formato atual desde 2011, que proporciona vivência parlamentar para alunos do ensino médio da rede pública estadual de até 19 anos. Anualmente são selecionados 27 alunos, um de cada unidade da Federação, para representar seu estado em um mandato de uma semana em Brasília. A seleção é feita por meio de uma redação, que deve ser produzida na escola com a orientação de um professor. O professor orientador da redação vencedora também ganha uma viagem a Brasília para conhecer de perto o parlamento e acompanhar a jornada legislativa do seu aluno.

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest