06/08/2018, 20h14 - ATUALIZADO EM 07/08/2018 - 14h58
Inovação e muito trabalho marcam a atuação do professor Francis Lobo, vencedor do Jovem Senador 2016 pelo Estado de São Paulo, que motivado pelo tema deste ano - “A Constituição Cidadã 30 anos depois” – criou um método prático e dinâmico para discutir o assunto com seus alunos e explorar novas abordagens sobre a importância da participação política.
Confiante no espírito crítico e no interesse de seus alunos pelo novo e pelo inusitado, Francis Lobo apresentou uma proposta de caráter multidisciplinar para que todos pudessem estudar a Constituição e falar sobre os 30 anos de cidadania relacionados à sua existência. A iniciativa foi chamada de “Mesa Redonda de Filosofia – A Constituição Cidadã” e mobilizou os alunos da Escola Técnica Padre Carlos Leôncio da Silva.
- Os alunos ficaram um pouco espantados por ser algo que talvez nunca tinham parado para analisar a grande importância que tem essa CARTA MAGNA. Abraçaram a causa, apreciaram as falas de introdução ao tema, viajaram no tempo comigo e partiram para uma ação de pesquisa e construção de seminários didáticos – explicou Francis.
Segundo o professor, o resultado foi surpreendente, pois foram muitos os momentos de reflexão e a riqueza das conexões estabelecidas pelos alunos entre o passado e o presente, evidenciando acima de tudo a ideia de liberdade e de cidadania.
Para Francis, a Mesa Redonda permitiu que cada grupo escolhesse os convidados e o debate sobre o tema do Jovem Senador 2018 fosse enriquecido com depoimentos pessoais, vivências, conhecimento e abordagens variadas sobre a construção da democracia no país.
- Não tivemos dificuldade alguma. Uma linha do tempo, alguns vídeos, muita pesquisa, estudo e dedicação. Tudo que precisávamos para iniciar um momento de reflexão sobre nossas práticas como cidadãos e como co-criar nosso país já estava pronto – afirmou Francis.
Modelo compartilhado
A metodologia adotada para o desenvolvimento do projeto, bem como o sistema de avaliação e controle, incluindo sugestões bibliográficas e questionários, são compartilhados com todos os profissionais interessados em conhecer o trabalho pelo professor Francis Lobo e equipe.
O conteúdo também ficará disponível no site do Jovem Senador, no espaço “Mestres em ação”, para livre consulta. Os interessados em conhecer melhor o projeto podem entrar em contato diretamente com o professor Francis que se dispõe, inclusive, a visitar as escolas interessadas em desenvolver as atividades.
SERVIÇO
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