Escolas de Fervedouro concluem ciclo de palestras sobre a Constituição Cidadã

O Conselho de Segurança Pública de Fervedouro, em parceria com a Polícia Militar de Minas Gerais, concluiu um ciclo de palestras sobre a Constituição Cidadã que foi realizado nas quatros escolas estaduais do município, encerrando as atividades com as turmas do ensino médio da Escola Estadual São Pedro do Glória.

Pela primeira vez, todos os estudantes do ensino médio da cidade foram mobilizados para participar do Projeto Jovem Senador 2018, tendo, neste ano, aproveitado o tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”, para estudar sobre os direitos e deveres do cidadão brasileiro.

Segundo o Sr. João Ernani, Presidente do Conselho de Segurança Pública, a mobilização foi grande e importante para despertar a ação cidadã dos alunos.

- Independentemente de conquistarmos ou não a classificação de alguma de nossas redações, já valeu todas as ações empreendidas para tratarmos do tema do Jovem Senador 2018, pois é uma oportunidade de desenvolver uma nova consciência cidadã em nossos adolescentes. Isso certamente contribuirá para a formação dos jovens da cidade - declarou.

A Escola Estadual de São Pedro aproveitou o tema do ano e preparou um cenário especial para a palestra sobre os 30 anos da Constituição: uma enorme bandeira do Brasil na sala de aula, decorada com imagens do Congresso Nacional e do Deputado Ulysses Guimarães, então presidente da Assembleia Nacional Constituinte, responsável por liderar os trabalhos de elaboração da nova Constituição democrática para o Brasil.

Entre outros temas, foram apresentados aos estudantes do ensino médio, tópicos como: comportamento cidadão; participação política; segurança pessoal e patrimonial e, para encerrar as atividades, foi realizado um amplo debate sobre a Constituição Cidadã com enfoque nos seus 30 anos. Os alunos analisaram de modo crítico e discutiram as potencialidades, ameaças, debilidades e oportunidades da Carta Magna e acreditam que ela deve atuar como bussola do desenvolvimento, da qualidade de vida e da consolidação de uma democracia sólida e de um desenvolvimento continuo para o país.

 

SERVIÇO

 

 

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest