Constituição e 'Wally' inspiram nova identidade visual do Programa Jovem Senador

A Coordenação de Marketing e Publicidade (Comap), vinculada à Secretaria de Comunicação Social (Secom) do Senado Federal, desenvolveu a identidade visual que representará a 8º edição do Programa Jovem Senador. O projeto seleciona anualmente, por meio de concurso de redação, 27 estudantes para vivenciarem o trabalho dos senadores em Brasília. A seleção deste ano tem como tema “A Constituição Cidadã 30 anos depois”.

Maria Cristina Monteiro, diretora da Secretaria de Relações Públicas, unidade responsável pela realização do projeto, elogiou o trabalho apresentado pela Comap e ressaltou o fato de as peças representarem a cultura brasileira.

— A Comap foi muito feliz com a escolha. Eles trabalharam com diversos elementos que representam a cultura brasileira e, também, fizeram referência ao Onde está o Wally?, que mexe tanto com as gerações atuais quanto com as anteriores. Foram empregados elementos da nossa cultura diversa, que atende de Norte a Sul do país — salienta.

Opinião semelhante tem o coordenador de Eventos, Herivelto Ferreira, que destacou que o resultado final satisfez as expectativas dos organizadores do projeto e também para o público-alvo.

— Eles atenderam muito bem a nossa demanda de chamar a atenção do jovem senador e também dos professores. Conseguiram focar nos dois públicos e manter a qualidade das divulgações dos anos anteriores — salienta.

Linha criativa

Coordenador da Comap durante o processo de desenvolvimento da identidade visual, Daniel Souza Pinto explica que na linha criativa também foram usadas referências do artigo 5º da Constituição, que estabelece, entre outras questões, que todos os cidadãos são iguais perante a lei, sem distinção de qualquer natureza.

— Como é um tema um pouco mais complexo, usamos uma linguagem jovem, das ilustrações, mas buscando referências que estão contidas no artigo 5ª, como a igualdade de direitos, de raça e de gênero.

O chefe do Serviço de Publicidade e Propaganda, Daniel Pandino, ressalta que o trabalho exigiu muito planejamento para adequar o curto tempo de execução à complexidade das peças produzidas.

— Por conta disso, colocamos quatro ilustradores atuando no mesmo trabalho. Então, planejamos como isso ia acontecer para que a gente conseguisse unificar esses traços, evitando retrabalho. Ficamos pelo menos uma semana ensaiando como iríamos produzir. Tivemos que encontrar uma linguagem que todos [os ilustradores] conseguissem alcançar, sempre com vistas ao prazo — afirma, ressaltando a expressiva colaboração dos estagiários da equipe.

Dalton Hisayasu, um dos responsáveis pela criação da nova identidade visual, explica que a equipe também usou como inspiração fotos da época da Assembleia Nacional Constituinte de 1987, quando ocorreram muitas manifestações populares. Elementos da série Onde está o Wally? também foram usados como referência, comenta Dalton.

— Nosso objetivo foi atingir os dois públicos-alvo do projeto: professores e alunos. Então, achamos que o Wally, apesar de ser originalmente da época dos professores, ainda tem uma linguagem atual e consegue se comunicar bem com os alunos — diz.

Um dos principais desafios, segundo Dalton, foi falar de um assunto sério como a Constituinte sem “assustar” os jovens.

— A gente quis remeter à capa da Constituição, trazendo a ideia da multidão e também da jovialidade. Um dos diferenciais é que foi um processo bem em conjunto, dividimos todo trabalho entre a equipe. Enquanto um desenhava, o outro montava — diz.

Confira aqui o making of da produção da campanha publicitária da 8ª edição do Programa Jovem Senador.

 

O tema

Apelidada de Constituição Cidadã, o novo texto constitucional foi promulgado em 5 de outubro de 1988 e tornou-se o principal símbolo do processo de redemocratização nacional. Após 21 anos de regime militar, a sociedade brasileira recebia uma Constituição que assegurava a liberdade de pensamento. A Assembleia Nacional Constituinte, convocada em 1985 pelo presidente José Sarney, trabalhou durante 20 meses. Participaram 559 parlamentares (72 senadores e 487 deputados federais), mas os trabalhos foram marcados principalmente pela grande participação da sociedade.

O Projeto Jovem Senador espera que o tema de sua 8ª edição ajude a resgatar parte da história política do Brasil, para que os jovens possam conhecer o passado, compreender o presente e repensar o futuro do país, onde esteja em destaque a participação ativa e crítica da juventude brasileira.

 

Fonte: Núcleo de Intranet do Senado Federal.

 

SERVIÇO

IMPRIMIR | E-MAIL Compartilhar: Facebook | Twitter | Google+ | Pinterest